fbpx

Um Fascinante Novo Mundo | Delimitando as fronteiras do amor

Entre tantas perdas e dificuldades, a paixão proibida entre duas camponesas se torna símbolo de esperança e também promessa de dias melhores.

Neste romance sáfico, apesar do cenário bucólico, as tragédias que assolam a vida de Abigail (Katherine Waterston) demonstram o quão trabalhosa a vida no campo realmente é, principalmente durante meados do século XIX.

Em “The World to Come“, título da obra em inglês, a história se passa no interior do estado de Nova Iorque e, desde o princípio, já submerge seus espectadores no estilo de vida ali retratado, demonstrando que o trabalho árduo e a “simplicidade” característica do momento histórico se somam para trazer dificuldades à rotina da camponesa e de seu marido, Dyer (Casey Affleck).

A linguagem fílmica faz questão de retratar isso de maneira fenomenal: incidentes e adversidades dignas de tragédias gregas se complementam para criar um ambiente hostil e de desventuras. Apesar das tempestades de neve e do cansaço exigido pelo trabalho, por exemplo, esse “velho” mundo está prestes a sofrer uma reviravolta.

Com a chegada de Tallie (Vanessa Kirby), abre-se, assim, um fascinante novo mundo no interior da narrativa. Após suas incisivas e tenras investidas, a personagem interpretada por Kirby expande todas as fronteiras já conhecidas por Abigail, que, na verdade, são limitadas pelo cotidiano repetitivo e melancólico ao lado do marido. Do contato entre as duas camponesas, surge uma paixão inconcebível, mas que se mostra claramente almejada por ambas as partes.

Assim, os entornos físicos da trama também sofrem com as devidas alterações de estado das duas mulheres, justamente em razão da descoberta do amor, que, ao longo do filme, firma-se como a ponte que une os dois lados de um mesmo sentir. É também nesse desejo que surgem as esperanças de momentos atravessados por alegrias genuínas, ultrapassando a submissão e todas as perdas vivenciadas pelo casal.

Dirigido pela norueguesa Mona Fastvold, “Um Fascinante Novo Mundo” está disponível nas seguintes plataformas digitais: Apple TV+, Google Play, NOW, SKY e Vivo Play, com distribuição Sony Pictures.

Nota do autor: 73/100

Total
0
Share