Recap | In Memoriam – Riverdale (04×01)

riverdale_spoiler_0104

O episódio de Riverdale que todos nós sabíamos que iríamos ficar sentidos está entre nós e foi impossível não ficar sentido, enquanto o elenco e a equipe da série se despedia de Luke Perry, nós ganhamos um episódio de tributo perfeito.

Riverdale voltou com um pé nas grandes homenagens ao Perry, e outro no roteiro do que vamos ver no decorrer da temporada – com Cheryl conversando com o cadáver de Jason durante o café da manhã. A cidade que se preparada para o seu primeiro desfile de quatro de julho, vemos Archie, Veronica, Betty e Jughead planejando uma viagem de acampamento antes do último ano, mas durante a conversa, Archie recebe um telefonema: ali soubemos que Fred (Luke Perry) teria falecido em uma cidade próxima.

F.P é quem deu as más notícias a Archie e sua mãe, Mary: ele relata que Fred estava dirigindo para casa e parou para ajudar alguém na estrada, mas foi atingido por outro veículo e falecido. Achie que chora junto com sua mãe, se “recompõe” e conta sobre as boas ações de Fred com seus amigos no quintal de casa – mas, vemos que o ruivo está fervendo de raiva e fica questionando quem foi que matou seu pai. Na mesma noite, ele sonha com seu avô Artie, que reuniu todos os seus amigos e familiares em um quarto e diz a Archie: “Você deveria pegá-lo”, assim que acorda, ele já está determinado em trazer o seu pai de volta para Riverdale – bem a cara do Archie.

Reggie, empresa o carro fúnebre usado pelo seu pai ao Archie, que vai dirigindo para Cherry Creek – cidade onde o acidente aconteceu, e diz ao diretor da funerária que ele quer levar o corpo de Fred de volta para Riverdale, a tempo do destino de quatro de julho. O diretor hesita no começo, porque Archie é menos de idade – e desde quando isso é problema em Riverdale? – mas, depois de uma conversa severa com a mãe (advogada) de Archie, o diretor libera. Archie que não tem forças para identificar o corpo de Fred, pede ajuda para Betty e Verônica, para fazer isso por ele… e sim, é o Fred.

O grupo que a pedido de Archie, vão até o local onde o acidade aconteceu e encontra a caminhonete de Fred, com a jaqueta e todos os pertences dele. Neste momento, ele é interrompido por uma mulher segurando flores: ela é a motorista que Fred para para ajudar (interpretado por Shanne Doherty, atriz amiga pessoal de Luke Perry). Ela diz que Fred falou sobre Archie o tempo todo, que em um ato heróico ele salvou a vida da mulher e convidou todos a fazer uma oração – a cena mais linda, apenas vozes e o grupo reunido.

Archie que ainda continua bravo, ouviu de Verônica que seu pai morreu como herói, mas o menino pergunta: “Por que ele tinha que ser um?”. E com a informação de que o motorista que matou seu pai tinha pago a fiança, ele dispara para encontrar o cara que matou seu pai.

Vemos então Achie batendo na porta de George Augustine – o responsável pela morte do seu pai – e o empurrando contra a parede assim que ele atende a porta, grita para que cale a boca. George se desculpa tenta chamá-lo de “filho”, mas Archie o interrompe: “Você levou o único homem que poderia me chamar assim”. Eles são interrompidos, pelo filho adolescente de George, Jeffrey, que confessa que era ele que estava dirigindo – saiu com o carro sem a permissão e que não tinha carteira. Ele solta um pedido de desculpa a Archie, que percebe que George estava apenas protegendo seu filho, fazendo a mesma coisa que Fred faria com ele. Então, Archie solta sua raiva e leva o corpo de Fred para uma verdadeira recepção de herói, com um desfile em Riverdade, repleto de cartazes em homenagem a Fred. (Obrigado, Cheryl!)

No funeral, temos todo o elenco reunido e Josie cantando “Amazing Grace”, e Archie presta sua homenagem, lembrando de um quatro de julho chuvoso e que Fred tinha comprado vários fogos de artifício e colocou no quinta. “Ele é o melhor hoje que já conheci”, diz Archie (nesse momento vemos que o elenco também estava dizendo sobre Luke Perry) e que o espírito de Fred viverá eternamente em Riverdale.

 

Vemos então que todo o funeral, já tinha sido pago por Hiram (que continua preso), e também vemos Betty em um momento privado na lápide vandalizada do seu pai, Hal. Já retornando as homenagens, Jughead é convidado a escrever o obituário de Fred, que o descreve como “nosso cavaleiro de armadura de flanela”, e a turma celebra a vida de Fred com uma queima de fogos de artifícios no quintal da casa de Archie.

O garoto que agora viverá com sua mãe em Riverdale, promete que vai manter a memória do seu pai viva todos os dias e, em uma cena final, ele caminha para a garagem da casa sozinho – onde Fred passou grandes momentos com ele, e vemos algumas cenas do personagem, até que Archie desaba no choro e o episódio finalizada com “In Loving Memory: Luke Perry (1966 – 2019)”

Ouça a soundtrack de Riverdale no Spotify ou Deezer

1 comment

Comments are closed.

Total
0
Share