20 coisas que pensei revendo ‘Pinóquio’ de 1940

Tenho pouca memória de Pinóquio. Lembro de algumas coisas, como ele querer ser “um menino de verdade”, seu pai se chamar Gepeto e ele ser amigo de um grilo. Também lembro que o nariz dele cresce toda vez que ele conta uma mentira. O filme foi feito em 1940, então vamos ver o que me espera!  

1. O filme já abre com o clássico “When You Wish Upon a Star”. Confesso que não achei tão impactante na versão dublada. Prefiro na versão original, que é uma das músicas mais bonitas do universo Disney pra mim. 

2. O Gepeto tem um gatinho chamado Fígaro e uma peixa chamada Cléo. O Fígaro já é meu personagem favorito. 

3. A casa do Gepeto parece aquelas de filme de terror com todos esses relógios tocando ao mesmo tempo. Inclusive, um dos relógios cuco tem uma mãe batendo no filho. É rápida essa passagem, mas é bem bizarra. 

4. A Fada que aparece pra transformar o Pinóquio em um boneco vivo é i-gual-zi-nha a Cinderela. O desenhista da Disney deve ter ficado com preguiça na hora de desenhar uma princesa nova.

5. O Pinóquio mal começou a falar e já to com preguiça dele. Não deu nem meia hora de filme ainda.

6. Se ele não se comportar e não for honesto, ele não pode ser um menino de verdade. Ele tem que ouvir sua “consciência”, que é o Grilo Falante. Essa duplinha vai aprontar altas confusões na Sessão da Tarde.

7.  A vila do Gepeto também é bem parecida com a vila do filme A Bela E A Fera. Acho que naquela época eles reaproveitavam bastante as ideias antigas.

8. Por que será que as raposas sempre são representadas como desonestas no cinema?

9. O Pinóquio já começou a ignorar o Grilo. Vai começar a desgraceira.

10. Meu Deus, o Fígaro esperando pra comer um pratão de peixe com a Cléo do lado!!!!

11. O Pinóquio não se ajuda. O Grilo fala pra ele ir pra escola, ele vai pro teatro. Depois diz pra ele falar a verdade e ele conta várias mentiras. É uma criança inocente como qualquer outra, mas que preguiça.

12. Pensando bem, aquele relógio que tinha a mãe batendo no filho faz muito sentido. Pinóquio é um filme feito pra pais e filhos assistirem juntos, no intuito de mostrar que ser desonesto não compensa, coisas ruins acontecem pra meninos maus etc. Lá em 1940 essa mensagem devia funcionar super bem.

13. A função do Grilo Falante é ser o alívio cômico do filme. E salvar o Pinóquio de uma ou outra enrascada.

114. Essa cena dos meninos mau educados se transformando em burros porque não se comportaram devia assustar muito as crianças quando esse filme saiu, ein? É bem assustador. 

15. Como que o Gepeto foi parar DENTRO DE UMA BALEIA?

16. Ok, o Gepeto comprou um barco e foi procurar pelo Pinóquio no mar. Aí veio a Baleia Dona Monstra – sim, esse é o nome da baleia – e engoliu o barco. Mas por que o Gepeto foi procurar por ele NO MAR?! E ele levou O GATO E O PEIXE! Não tinha uma vizinha com quem deixar? Hoje em dia ele ia agendar no Dog Hero e problema resolvido. 

17. Tá rolando uma perseguição da baleia x Gepeto e Pinóquio. Todo mundo se afogando no mar. Cadê o Grilo Falante, o Fígaro e a Cléo? Não morreram porque é um filme da Disney, mas sumiram.

18. Todos bem – menos o Pinóquio, que está desacordado – e em casa. COMO ELES VOLTARAM PRA CASA? A partir do momento em que o Pinóquio vai procurar o Gepeto é um buraco atrás do outro nesse roteiro.

19. Essa cena do Gepeto chorando enquanto acha que o Pinóquio morreu tá o próprio revival de Branca de Neve e os Sete Anões.

20. Tudo fica bem. A Fada transforma o Pinóquio em um menino de verdade. E eu quero estapear metade dos personagens. Menos o Fígaro, que é uma gracinha.

Diferente de Branca de Neve E Os Sete Anões, Pinóquio é um filme feito pra meninos. E digo que é um filme feito para meninos porque só existe uma mulher em todo o filme, que é a fada. As outras duas personagens femininas são animais: a peixa e a baleia.

A mensagem principal é que, se você não obedecer seus pais, muitas coisas ruins podem acontecer. Mas a cena em que os meninos vão até a Ilha da Fantasia – onde podem destruir casas, fumar charutos, beber cerveja e fazer várias outras coisas que meninos maus fazem – me fez pensar que quase tudo o que os meninos podiam fazer lá era o que seus pais faziam quando deixavam suas esposas em casa com os filhos. Acho que o filme serve mais para os homens adultos do que para meninos pequenos.

Você pode assistir “Pinóquio” e vários outros clássicos no Disney+, disponível em todo Brasil.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14