fbpx

5 documentários de música para conhecer e onde assistir

Mostrando os bastidores da criação musical de vários artistas, os documentários ganharam mais espaço nos últimos anos. Por isso, trouxemos algum dos mais interessantes

Em novembro de 2021, o Disney+ lançou o documentário The Beatles: Get Back, que registra a trajetória de criação do último álbum da banda britânica The Beatles, Let It Be de 1970 e o do famoso show no telhado da Apple Corps, empresa do grupo.

A série documental foi um sucesso no streaming, o que não é uma surpresa, visto que juntou um dos grupos musicais mais famosos do mundo, com um gênero de séries e filmes que tem ganhado mais espaço nas telas. Com isso, decidimos trazer uma lista de documentários sobre música para assistir nas principais plataformas de streaming:

1. Coleção ReMastered

Juntando música, crimes e política, ReMastered é uma coleção de documentários sobre eventos em que a música e os artistas viveram momentos de grande impacto, que afetaram a visão da opinião pública sobre determinados assuntos.

O documentário traz casos como a morte do DJ Jam Master Jay (Run-DMC), a polêmica apresentação de Johnny Cash na Casa Branca, a briga judicial pelos royties e créditos da música “The Lion Sleeps Tonight”, além do assassinato de Víctor Jara durante o golpe militar no Chile.

Os documentários são originais Netflix e é uma ótima pedida aos fãs de música e true crime.

2. The Beastie Boys Story

Beastie Boys Story tem um grande diferencial em relação à maioria dos documentários, pois foi gravado em um teatro em um estilo TED talk e traz apenas os dois integrantes remanescentes do trio – Mike D e Ad-Rock.

Além de contar a história deles como artistas, o documentário traz de maneira divertida as mudanças de posicionamento dos integrantes e seu amadurecimento ao longo de 30 anos de carreira – de garotos que lutavam pelo direito de festejar à grandes defensores da libertação do povo tibetano; de rapazes com rimas machistas à grandes apoiadores da causa feminista.

O doc é dirigido por Spike Jonze e está disponível no Apple TV.

3. This Is Pop

This Is Pop traz em cada episódio a história de grandes momentos da música popular que impactaram e transformaram toda a indústria e seu público.

Desde os festivais de música, até o desenvolvimento da tecnologia do autotune, a série explora suas origens e traz o relatos de pessoas que presenciaram e participaram ativamente dos movimentos.

A série é uma produção da Netflix e já está disponível na plataforma.

4. Six by Sondheim

O filme conta a história profissional do revolucionário compositor e autor de musicais Stephen Sondheim, responsável por obras como: West Side Sory, Into the Woods, Sweeney Todd e Company, trabalhos importantes por mudar a forma que o teatro musical era feito. Em suma, é uma celebração ao arte de Sondheim, que faleceu no final de 2021, aos 91 anos.

Juntando diversos arquivos e entrevistas dadas por Sondheim ao longo da vida, o documentário se concentra no processo criativo de 6 músicas, mostrando como o autor escrevia e compunha, o reflexo de suas músicas em sua vida pessoal, além de novas interpretações de seus clássicos por artistas como, Jarvis Cocker – vocalista da banda Pulp, e os atores Darren Criss e America Ferrera.

Six by Sondheim está disponível no HBO Max.

5. Everything Is a Remix

Produzido e publicado no YouTube pelo cineasta Kirby Ferguson, Everthing Is a Remix é uma série que mostra como a grande maioria das músicas e obras da cultura pop se inspiram em outras anteriores.

Além de trazer exemplos técnicos e de artistas famosos, como Led Zeppelin e Kanye West (Ye), o Fergunson defende que parte da criação de algo depende de outra coisa já criada e que isso é parte da criatividade. Contudo, ele não se esquece de mostrar a importância dos créditos para que isso não torne-se um plágio.







Total
0
Share