Apesar de ter sido alçado à fama e ao público mainstream apenas em 2021, com o lançamento arrebatador de ‘Round 6’ (Netflix), o k-drama ou dorama é um gênero que conquista e vai além das fronteiras da península coreana faz tempo.
Iniciado por K de “Korean” — do inglês, “coreano” — e sucedido pela palavra que dispensa traduções, drama, o termo caracteriza as séries de televisão produzidas na Coréia do Sul que, com episódios longos, dramatizações e plot twists que vão do romance à intrigas e assassinatos, conquistam as “dorameiras” e até telespectadores casuais com sua narrativa envolvente.
Entre centenas de produções lançadas desde a década de 60, separamos cinco que valem as aproximadamente 12 a 24 horas gastas para assisti-las. Fantasia, thriller, e romance, ou às vezes tudo isso em um só: confira os essenciais para conhecer mais do gênero.
Vincenzo (2021)
A máfia coreana e italiana se fundem em uma mistura inesperada e cheia de tensão em Vincenzo (2021). Protagonizado pelo astro sul-coreano Song Joong-ki e a atriz Jeon Yeo-bin e disponível na Netflix, o seriado conta a volta do conselheiro da máfia Vincenzo Cassano à Coréia do Sul após sua vida de crimes na Itália.
Em busca de uma fortuna escondida, o anti-herói cruza caminhos com uma advogada excêntrica que, apesar de sua antipatia, resolve ajudá-lo. Com 20 episódios, a série rendeu prêmios na crítica sul-coreana, além de ter conquistado o público geral com cenas de ação, comédia e romance.
Assista na Netflix
W – Dois Mundos (2016)
Para fãs de k-dramas antigos, Lee Jongsuk não é um estranho: um dos atores mais conhecidos do país — e com uma carreira incrustada de sucessos e quebradores de recordes como “Enquanto você dormia” (2017), “Pinóquio” (2014) e “Escola 2013” (2013) — é difícil escolher seu papel mais marcante na televisão asiática.
Porém é “W – Dois Mundos” (2016) que se destaca, não apenas entre os protagonistas interpretados por Jongsuk, mas também dentro do gênero de k-dramas. O seriado, lançado em 2016, foi inspirado na dinâmica dos webtoons (ou quadrinhos) populares no país, mas com uma reviravolta própria: e se eles convivessem com a vida real?
Assim, “W” retrata a história de um webtoon fictício que começa a ter vida própria. Cheio de fantasia, plot twists e adrenalina, os episódios trazem Lee Jongsuk como um trágico personagem de quadrinhos, que tem a sua vida interceptada quando a filha do autor acaba entrando dentro do desenho.
Assista na Max
Goblin (2016)
Inspirado no folclore sul-coreano, Goblin é uma série de romance e fantasia que foi ao ar em 2016. Aclamada mundialmente e, por conta de sua popularidade, uma porta de entrada comum ao mundo dos doramas, a produção conta sobre um general militar que é condenado a viver eternamente como um goblin.
O carismático Kim Shin (Gong Yoo) gasta a sua imortalidade dividindo uma casa com a Morte e passa seus dias aproveitando seus poderes para salvar humanos até que encontre a pessoa destinada a libertar sua alma — que pode ser Ji Eun Tak, uma estudante cuja mãe foi salva pelo ser sobrenatural e que, sem saber de seu passado, se aproxima cada vez mais dele.
Descendentes do Sol (2016)
“Descendentes do Sol” (2016) é uma série que acontece, bem literalmente, no meio da guerra. Quando um oficial da tropa de elite sul-coreana se apaixona por uma talentosa cirurgiã, diferenças ideológicas fazem com que eles se desencontrem. Mas logo eles são reunidos diante dos confrontos de um conflito cada vez mais sangrento em outro país, onde eles vão ter que aceitar um ao outro se querem sobreviver e salvar vidas.
Assista no Kocowa
My Name (2021)
Após o assassinato de seu pai, Yoon Ji-Woo (Han So Hee) decide encontrar a vingança e respostas por conta própria. E isso a leva a confiar em um chefão do crime que, para testar o valor da menina, a induz a entrar para a polícia e informar o cartel sobre as atividades da lei. Porém, logo ela descobre que nem tudo é o que parece.
Lançado em 2021 pela Netflix, o drama é protagonizado pela atriz de sucessos como “Apesar de Tudo, Amor”, “Money Flower” e “100 Days My Prince”.
Assista na Netflix