PUBLICIDADE

5 filmes coming of age para assistir

Apesar de se tratar de roteiros que abordam como tema central o amadurecimento, as obras coming of age não podem simplesmente ser categorizadas como “adolescentes”.

O gênero coming of age ultrapassa as denominações de drama, comédia ou romance – até porque, muitas vezes, ele abrange todos esses gêneros. Apesar de se tratar de roteiros que abordam como tema central o amadurecimento, as obras coming of age não podem simplesmente ser categorizadas como “adolescentes”. Esse tipo de filme costuma contar com monólogos e pensamentos internos expostos, de modo que o telespectador também faça parte do processo de crescimento da(s) personagem(ns) protagonista(s). 

Separamos cinco dicas de filmes do gênero para você conhecê-lo:

Booksmart

Esse longa divertidíssimo, produzido pela A24, conta a história de duas amigas que, sem nunca terem ido a uma festa durante o Ensino Médio, decidem participar da comemoração de formatura junto com seus colegas de classe. Por serem as “queridinhas dos professores”, a prioridade de Molly e Amy nunca foi fazer amigos no colégio, e sim estudar para o vestibular. Mas tudo muda na tal noite da festa: as duas garotas consomem drogas – sem saber – e vivenciam momentos pra lá de inusitados. A dupla fez, em uma noite, coisas que não haviam sido feitas ao longo de todo o período do Ensino Médio; a diversão e a loucura foram condensadas em um curto período de tempo. É nesta curta janela de tempo, inclusive, que o tempo se passa, o que torna a obra mais dinâmica. Todas as confusões iniciadas na tal festa de formatura foram solucionadas, e após muito empenho para colocar as coisas nos eixos, Molly e Amy precisam aproveitar todo o tempo que ainda resta: isso porque Amy viajará por um ano para o exterior para realizar trabalho voluntário.

Assista no Telecine

Lady Bird

Já podemos chamar esse filme de clássico? Lançado em 2017, em um passado nem tão distante, esse outro título da produtora A24 conquistou o público e as premiações – dentre elas, a mais importante, o Oscar. A obra foi indicada nas categorias melhor atriz e atriz coadjuvante, melhor direção, melhor roteiro original e, por fim, a classe mais importante do prêmio: a de melhor filme. Neste longa-metragem dirigido por Greta Gerwig, Christine (ou melhor, Lady Bird) lida com problemas típicos da adolescência enquanto tenta convencer seus pais a pagar uma faculdade de artes em Nova York. Ao longo desse percurso, a jovem passa por experiências que a levam ao autoconhecimento, como é o caso de relacionamentos estranhos, amizades voláteis e conversas com seus familiares. Com uma fotografia impecável, Lady Bird é um dos filmes queridinhos da categoria do coming of age desde seu lançamento. 

Assista na Prime Video

As Vantagens de Ser Invisível

Este nome é outro já bem conhecido. Inspirado no romance homônimo de Stephen Chbosky, a obra audiovisual se mantém fiel ao livro, que conta a história de Charlie. O garoto, extremamente tímido, conhece novos amigos na escola, ao mesmo tempo em que tenta superar o luto pela perda de sua tia e de um amigo. Apesar de sua timidez, seus novos amigos levam Charlie para viver situações inéditas, o que permite que o jovem frequente festas, atue em peças de teatro e, é claro, como todo adolescente, se apaixone. O filme, apesar de ter sido lançado em 2012, se situa no fim dos anos setenta, o que garante uma trilha sonora com canções que faziam sucesso na época. Algumas cenas de As Vantagens de Ser Invisível ficaram marcadas no imaginário popular dos cinéfilos de filmes coming of age, como é o caso das danças do baile de formatura e da travessia da ponte ao som de David Bowie. Este longa é indicado para todos aqueles que gostam de um filme múltiplo, que abrange drama, romance e comédia. 

Assista na HBO Max

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo é um garoto cego que, na escola, conhece Gabriel, um colega de turma disposto a ajudá-lo com seus afazeres. Após descobrirem que moram perto um do outro, os dois amigos se aproximam cada vez mais, o que alegra Leonardo e sua família, já que, em razão de sua deficiência, o garoto não tinha tantos colegas assim. O desenrolar do filme é sensível e mostra o desenvolvimento de Leonardo enquanto um deficiente visual que se encontra em um mundo nada acessível, bem como um adolescente disposto a descobrir diferentes âmbitos da vida. A cegueira de Leonardo o caracteriza fortemente, porém ela não é vista como um empecilho para que o enredo se desenrole. Pode até pegar seus lencinhos, se quiser, e arraste os móveis da sala para dançar um pouco.

Assista no Telecine

Clube dos Cinco (The Breakfast Club)

Esse sim é um clássico, e talvez ele já tenha passado aí na sua telinha. Caso você não se lembre de ter assistido esse clássico filme dos anos oitenta, a história é a seguinte: junte cinco adolescentes com personalidades completamente distintas em uma sala e peça para que escrevam uma redação contando o que pensam de si mesmos. Ah, e a redação precisa ter mil palavras. Se você já se cansou só de imaginar no que escreveria, imagine só ter que desenvolver essa tarefa em um sábado de manhã, tudo isso porque você está na detenção por ter cometido alguns delitos na escola? A preguiça dos cinco jovens foi convertida em um momento de bate papo que, apesar de suas diferenças gritantes de jeitos e posicionamentos, fluiu até o fim do castigo dos jovens. Trata-se de um filme que aborda o tema da aceitação – tanto de si mesmo quanto do outro. 

Assista no Star+

E aí, lembrou de mais algum filme que poderia estar nesta lista?

Total
0
Share