Arcade Fire voltou nesta quinta feira, 17, com suas primeiras músicas inéditas em 5 anos após “Everything Now“, intituladas “The Lightning I,II” elas marcam o início do sexto álbum da banda: We, com lançamento marcado para o dia 06 de Maio.
Os canadenses estrearam as novas músicas em um show beneficente em Nova Orleans para a Ucrânia no começo dessa semana. As músicas já contam com um videoclipe dirigido por Emily Kai Bock, que co-dirigiu o videoclipe memorável “Oblivion” da Grimes há cerca de uma década. Neste novo vídeo, a apresentação da música pela banda é prejudicada por ventos fortes; um tornado surge ao longe, caindo sobre eles. Depois que a tempestade passa, a banda ressurge, pegando cacos de seus instrumentos e dando uma festa em meio aos destroços.
Arcade Fire tem sido uma das bandas de rock mais aclamadas nas últimas duas décadas por críticos especializados, produzindo canções com letras poderosas e clipes que beiram a poesia viva, em “The Lightning, I, II” não é diferente, a música é elevada por melodias de piano crescentes, tambores trovejantes e letras enfatizando a perseverança em face da luta. “Pensamos que chegamos ao topo da montanha / e agora nos sentimos tão deprimidos”, o vocalista Win Butler se desespera na segunda linha da música, antes de acrescentar mais tarde: “Nós podemos fazer isso se você não desistir de mim / eu não vou desistir em você.”
Em um comunicado, a banda relatou que as sessões para o álbum We começaram em fevereiro de 2020, logo antes do início da pandemia. “O primeiro lado [do album], ‘I’, é sobre nossos problemas; seu segundo lado, ‘WE’, é sobre nosso amor um pelo outro”, afirma o carta. O Livro “Nós”, um romance distópico de ficção científica do escritor russo Yevgeny Zamyatin, serviu de inspiração parcial para o conceito dessa nova era da banda.
O álbum foi produzido por Butler, sua colega de banda e esposa Régine Chassagne e Nigel Godrich, um produtor conhecido por seu trabalho ao lado de Radiohead e Paul McCartney. Peter Gabriel vai está presente no álbum; a capa foi criada pelo fotógrafo (e colaborador frequente da revista TIME) JR.