A trajetória de Daniel Garcia aka Gloria Groove

Mais conhecido popularmente pela sua drag queen Gloria Groove, Daniel Garcia atingiu fama nacional com uma carreira de sucessos

Você conhece o Daniel Garcia? Acredito que muito dificilmente você saberá a resposta para essa pergunta. Mas caso alguém te pergunte quem é Gloria Groove, essa com certeza você conhece. Com 24 anos, Daniel Garcia é um ícone para a comunidade LGBTI+ brasileira. Levando a representatividade para diversas áreas artísticas, o cantor, compositor, rapper, dublador, e drag queen começou sua carreira bem jovem.

Gloria Groove
Gloria Groove, “Gloriosa”

Início da carreira

Nascido em São Paulo em 1995, Daniel entrou para o meio artístico mais precisamente em 2002 quando fez parte da Galera do Balão. O grupo era a última formação do grupo infantil Balão Mágico, mas que teve seu nome rebatizado. Após o fim da Galera do Balão, ele começou a cantar na igreja que sempre foi uma parte muito grande de sua vida, onde até cogitou que sua vocação seria ser pastor. Ao se descobrir gay – segundo o próprio Daniel – ele resolveu se afastar da igreja, mas foi um processo completamente natural.

Jovens Talentos

Aos 11 anos de idade, Daniel foi convidado para participar do quadro “Jovens Talentos” do programa do Raul Gil na Band. Apesar de ter ficado 6 semanas no programa, ele teve que cancelar sua participação já que tinha sido aprovado em um teste para a TV Record.

 

Novela e dublagem

Após descobrir que tinha sido aceito no teste, Daniel fezparte do núcleo central da novela Bicho do Mato onde interpretou Ruyzinho. Mesmo com a profissão de ator sendo executada, outras paixões foram descobertas ainda na infância como a dublagem de personagens. Ele emprestou a sua voz para personagens muito conhecidos em seriados famosos como Hannah Montana, Power Rangers e Digimon. Seu trabalho mais recente como dublador foi no novo live action da Disney da animação Aladdin, onde fez a dublagem do personagem principal do longa que já arrecadou quase 1 bilhão de dólares em bilheteria.

Gloria Groove

O nascimento de uma das maiores drag queens brasileiras foi em 2014 inspirado pelo reality RuPaul’s Drag Race. Gloria recebeu o apoio da mãe desde o comecinho da carreira quando ainda não era nada muito sério. Em entrevista ao UOL. Gina Garcia – mãe da Gloria – disse: “Ele dissse ‘mãe criei uma drag.’ Eu disse ‘como é isso?’. Assim, eu criei uma drag. Eu falei ‘tá e como é o nome dela?’. Ele falou Gloria Groove. Fui eu que dei o primeiro estojo de pincel pra ele…”. Foi em 2016 que era iniciada a carreira musical da drag em busca do sucesso merecido. O lançamento do primeiro single Dona foi muito bem recebido, rendendo até aberturas de shows de drags internacionais como Adore Delano e Sharon Needles.

Álbum de estreia e dominação do carnaval

Chegando ao ano de 2017 temos o primeiro álbum lançado por Gloria Groove, O Proceder. Contendo 8 faixas, o disco possui hits como O Proceder, Muleke Brasileiro e Gloriosa, essa sendo talvez a mais queridinha entre os fãs. Ainda em 2017 foi lançada a música Bumbum de Ouro, que ganhou mais visibilidade no carnaval do ano seguinte assim que o clipe foi disponibilizado. O clipe conta atualmente com 77 milhões de visualizações no YouTube se consagrando como o maior hit da cantora até agora. Eu tenho certeza que você cansou – ou não – de ouvir essa música no carnaval e sem nenhum arrependimento, to certo?

Parcerias e confirmação do sucesso

Desde o crescimento da sua carreira, o que não falta no repertório da drag são as parcerias. A primeira de sucesso foi uma colaboração com a também drag queen Aretuza Lovi lá em 2016. As duas lançaram o clipe e a música Catuaba que ainda faz parte de muito rolê por aí. Além dessa, Gloria e Aretuza possuem outra parceria dessa vez com Pabllo Vittar na música Joga a Bunda. Unindo com Provocar, sua parceria com Lexa, podemos afirmar mais uma vez que o carnaval de 2018 foi inteirinho de ninguém menos que Gloria Groove, que possuía três hits simultâneos tocando em todo país. Atualmente a sua canção mais em alta é a recém lançada YoYo que tem a participação de Iza e o clipe já possui quase 7 milhões de visualizações.

Importância no país

Não é exagero quando dizemos a tamanha importância que o pequeno Daniel Garcia tem no Brasil hoje em dia. Batendo de frente e sempre defendendo a causa, ele encontrou na Gloria Groove a personificação daquilo que ele e muita gente é, sem medo de se esconder e servindo de voz pra uma geração que finalmente pode se expressar. Deem muito stream, muito pink money e muito amor para artistas que se importam com a causa LGBTI+ e principalmente se eles forem integrantes da sigla. Tenho certeza que a gente ainda vai ver muito da Gloria e mal podemos esperar pelos seus futuros lançamentos.

O que acham da Gloria Groove? Conta aí pra gente quais são suas músicas favoritas e como ela influenciou a sua vida!

 

Ouça nossa playlist especial:

https://open.spotify.com/playlist/3ZZr35T3Vb0rqKsa2BLdaW?si=uHbVKWGbSg2QX1bCu9uYeA

Se preferir, ouça no Deezer.

Por Iury Bissoli

Meu nome é Iury Bissoli mas pode me chamar de iuca se quiser. Twitteiro de plantão que ama dar pitaco em músicas, filmes, séries e cultura pop em geral.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14