American Football pavimentou sons atuais com sua personalidade

Com uma discografia sem muita criatividade para títulos, mas que esbanja personalidade, American Football é uma banda que conquista com sua sensibilidade.

A American Football lançou seu primeiro disco em 1999, que até hoje permanece como o elemento mais forte de sua discografia. O trabalho leva o nome da banda, sendo o primeiro de três álbuns com o mesmo título. O que, a princípio, parece ser falta de criatividade, acaba se tornando apenas um detalhe, principalmente quando se aprofunda nos lançamentos, especialmente no maior e mais marcante.

Este projeto acabou se tornando uma referência dentro da sonoridade de grupos que têm um pouco de influência do quarteto de Urbana, cidade do estado de Illinois. Desde a capa do disco, passando pela cidade e, principalmente, pela sonoridade categorizada como emo, a banda atingiu um patamar de artista cult, tudo isso graças a uma base de fãs não tão grande, porém incrivelmente fiel.

Classificar a banda apenas como um projeto emo que obteve sucesso é pouco para expressar a qualidade musical que apresenta, sendo ela muito bem equilibrada entre os três discos lançados. Ao serem ouvidos de cabo a rabo, é evidente como a evolução foi moldada sem perder a base e a essência que fizeram o primeiro autointitulado se tornar um sucesso.

Canções como “I’ll See You When We’re Both Not So Emotional” e “For Sure.” parecem ter sido criadas para serem ouvidas dentro de casa, enquanto a melancolia se faz presente. Essa sensação melancólica que o disco proporciona persiste até o final, porém não de uma forma triste, e sim serena. A sensibilidade que a American Football sempre demonstrou, tanto em letras quanto em melodias, é o que torna sua música tão convidativa.

Sendo esta a primeira passagem da banda no Brasil, espera-se que um show completo, com 1h30 de duração, seja a melhor forma de agradar a todas as pessoas presentes. Com base nas últimas setlists de suas apresentações, já existem lugares marcados para “Uncomfortably Numb“, música do último lançamento que conta com a participação vocal de Hayley Williams, “I Need a Drink (or Two or Three)“, a mais interessante do segundo disco lançado em 2016, e o maior sucesso deles, que também é a faixa de abertura do primeiro trabalho: “Never Meant“.

Por um lado, para quem se animou para o show e pretende conhecer a American Football em sua futura apresentação, é possível que as expectativas estejam nas alturas, justamente pela emoção dos fãs ao saber que eles finalmente visitariam o país. Por outro lado, a sensação é de que quem já aguardava isso desde o retorno oficial da banda em 2014 está em pré-euforia por finalmente ter a chance de vê-los.

O acerto no nome do grupo no line-up é o equilíbrio que ele traz em relação a outros artistas confirmados. O público que gosta de um bom indie-rock sabe que muitas das bandas que ouvem têm uma influência no som que o grupo de Urbana faz, então assistir à apresentação daqueles que são referência para seus ídolos até hoje é uma ótima pedida, mesmo que seja apenas um entretenimento ‘educativo’ maravilhoso.

***

American Football é uma das atrações confirmadas na edição de 2023 do festival nacional Balaclava Fest, que acontece em 19 de novembro, no Tokio Marine Hall.

Total
0
Share