MUBI Fest reúne mais de sete mil pessoas em São Paulo

Público das sessões ultrapassa cinco mil pessoas, o maior registrado em mostras de cinema pela Cinemateca Brasileira em 2023. Grande procura gera sessões extras de Aftersun e O Ódio

Realizadas de 14 a 16 de julho, na Cinemateca Brasileira em São Paulo, as sessões do MUBI FEST 2023 somaram um público superior a cinco mil pessoas – o maior registrado em mostras de cinema pela Cinemateca este ano. O evento registrou alta procura para todas as sessões, com ingressos esgotando em poucos minutos, e também para participar do quiz valendo brindes.

O MUBI Fest 2023 foi aberto ao público e foram exibidas, gratuitamente, Chungking Express, In the Mood for Love, Fallen Angels, obras em versões restauradas de Wong Kar Wai; o longa com Adèle Exarchopoulos, Bem-Vindos a Bordo, de Emmanuel Marre e Julie Lecoustre; o aclamado e sensível Aftersun, de Charlotte Wells; a première nacional de Rotting in the Sun, de Sebastián Silva; Passagens, de Ira Sachs, que chega aos cinemas em 17 de agosto em parceria com a O2 Play; o vencedor do BAFTA Eu Não Sou Uma Bruxa, de Rungano Nyoni; a odisseia urbana O Ódio, de Mathieu Kassovitz; e o clássico nacional de Hector Babenco, Pixote: A Lei do Mais Fraco, em versão restaurada.

Devido à grande procura, foram realizadas sessões open air extras de Aftersun – assistido por mais de 1.500 pessoas – e O Ódio. Nos espaços interativos, os visitantes registraram muitas fotos na ambientação da MUBI e lotaram a fila para participar do quiz valendo prêmios, como a tão desejada ecobag.

A abertura da sessão de Pixote: A Lei do Mais Fraco, que encerrou o festival, foi feita pela restauradora Patrícia de Filippi. À frente do processo de restauro e preservação da obra de Hector Babenco, a restauradora dedica-se para garantir que os filmes do realizador continuem vivos. “Pixote é de uma atualidade incrível. Se passaram 40 anos e vocês vão ver a potência do filme, e como ele consegue dialogar com o que a gente vive hoje” disse Patrícia. O restauro da produção foi feito em parceria com a The Film Foundation, de Martin Scorsese.

O MUBI Fest 2023 foi uma realização do streaming de mesmo nome, com produção da Limón e apoio institucional da Cinemateca Brasileira, além das distribuidoras Synapse, Imovision, O2 Play e HB Filmes, que cederam os direitos de exibição dos filmes.

A partir deste ano, o evento passa a ser uma iniciativa regional, com edições em mais quatro cidades da América Latina: Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México) e Santiago (Chile).     

Total
0
Share