Crítica | Baseado em história real, O Grande Ivan incorpora o melhor das lições da Disney

Inspirado em livro homônimo, O Grande Ivan, apresenta magia e uma moral da história bem tradicional nas produções da Disney.

Produzido por ninguém menos que Angelina Jolie, O Grande Ivan é um filme que tem a cara de uma tarde em família na frente da tv. O live-action estreou em agosto pela Disney+ nos EUA, mas só chegou ao Brasil na última sexta (22/01) e se baseia em uma história real para contar a jornada de Ivan, um gorila que passou 27 anos como atração em um shopping.

Em um circo, localizado dentro do Big Top Mall, Ivan (Sam Rockwell), divide os palcos diariamente com vários animais, entre eles a elefante Stella (Angelina Jolie), o coelho Murphy (Ron Funches) e a foca Frankie (Mike White) – que além de dublar, assina a obra como roteirista. O show circense é comandado por Mack (Bryan Craston) e logo no início dá indícios de estar indo mal de público, correndo risco de ser encerrado. Buscando revitalizá-lo, Mack decide encontrar uma nova atração e assim, somos apresentados a pequena e encantadora elefante Ruby (Brooklynn Prince).

Histórias que envolvem animais, são sempre tocantes e carregam lições sobre liberdade e amor, no longa isto não poderia ser diferente. Ivan é um primata encantador, que apaixonou as pessoas por sua habilidade artística. No filme, os animais do circo ganham mais humanidade com capacidade de se comunicar entre si, mas basta o olhar de Ivan e seu dom de desenhar a liberdade que lhe foi tirada, para apaixonar qualquer espectador.

Outro ponto forte que contribui para emoção do filme, é a relação do gorila de 400 kg, com a pequena Julia (Ariana Greenblatt), filha do zelador do circo, que com a mãe doente, encontra em Ivan, um grande amigo para conversar e passar o tempo. Aliás é ela que nota a necessidade do primata de ser um animal livre.

Com tons divertidos de comédia familiar, característicos dos clássicos da sessão da tarde, O Grande Ivan trata com delicadeza da exploração animal em shows circenses. O longa cria uma atmosfera que exemplifica a situação emocional dos animais nestas circunstâncias, mas diferente de muitas obras do tema, cria empatia também com os personagens humanos. Na produção, os animais demonstram a tristeza por não estar no habitat natural, porém, estão claramente melhores do que antes – Ivan, por exemplo, foi resgatado de contrabandistas e criado por Mack. No circo eles são bem cuidados e recebem muito carinho de todos, inclusive do dono, mas isto não é suficiente.

Amizade e empatia guiam o longa e enchem os olhos de lágrimas

A força do filme está, principalmente, em como constrói a relação humanos/animais e entre os próprios bichos. Após a chegada de Ruby, Ivan adota um lado paternal e protetor com a bebê elefante e com os demais animais, buscando formas de levar todos a liberdade.

O senso de comunidade e parceria entre espécies diferentes, emociona e dá o tom familiar para o filme. É impossível não torcer para que eles ganhem a liberdade e ao mesmo tempo não se entristecer com a separação de Ivan e Mack. Outro fator de peso, é que o longa é baseado em uma história real, contada em um livro de mesmo nome, escrito por Katherine Applegate e considerado um best seller da literatura infanto-juvenil americana.

Um elenco de peso por trás de animais fofos

Além de produzir o filme, Angelina Jolie dá voz à elefante Stella, personagem com grande instinto materno e que leva um sentimento de esperança aos demais animais do circo. A atriz foi apresentada a obra pelas mãos de Shiloh – fruto do seu casamento com Brad Pitt.

Dirigido por Thea Sharrock, além de ser uma história familiar que cativa e emociona, O Grande Ivan traz um elenco de peso para dublar os animais de circo. Entre os grandes nomes presentes no live-action estão Danny DeVito, como o cômico Bob – cachorro que é melhor amigo de Ivan; Hellen Mirren, como a poodle Snickers; Phillipa Soo, como a arara Thelma e a cantora Chaka Khan, interpretando a galinha Henrietta.

Sem dúvidas o live-action é um filme para toda a família e mesmo com um tom infantil, toca o coração de todos, sejam eles crianças ou adultos. Uma produção que carrega a magia e a moral da história mais característica e tradicional da Disney, a importância da amizade e ainda dá uma bela aula sobre as questões socioambientais.

Assista O Grande Ivan na Disney+.

Nota do autor: 83/100

Related Posts

Total
0
Share