O que esperar de “Um Dia de Chuva em Nova York”

Uma comédia romântica, estrelando Selena Gomez, que foge dos padrões

Mesmo com todas as polêmicas que Woody Allen está enfrentando, “Um Dia de Chuva em Nova York” teve sua estreia e já está dando o que falar. Para quem não sabe, as acusações do diretor sobre abusos estão mais presentes do que nunca, mas ele segue seu trabalho normalmente enquanto nada tenha sido confirmado.

É nítido como grande parte dos roteiros de Allen se passam em Nova York, mas seu amor pela cidade é ainda mais escancarado nesse filme, onde coloca a mesma como sua “personagem favorita”. O longa começa apresentando Gatsby (Timothée Chalamet) – jovem, meio paranóico, que só está na universidade por causa de sua namorada, Ashleigh (Elle Fanning, da franquia Malévola), estudante de jornalismo.

Os protagonistas decidem ir para Nova York quando Ashleigh consegue marcar uma entrevista com o cineasta Roland Pollard (Liev Schreiber, de A Profecia), e é aí onde tudo, de fato, começa. Após a chegada, Ashleigh vai entrevistar Pollard, que a convida para assistir uma prévia de seu novo filme junto a seu empresário, Ted Davidoff (Jude Law, de Inteligência Artificial) – o que não deixa Gatsby muito feliz, já que ele tinha feito vários planos para os pombinhos realizarem na cidade.

Enquanto aguarda a volta de Ashleigh, Gatsby vai dar uma volta pelas ruas e é barrado por um antigo amigo, que por sua vez, está precisando de um figurante para uma cena romântica. Ele, sem muitas opções, aceita e descobre que a atriz com quem vai atuar é Shannon (a cantora Selena Gomez), irmã mais nova de uma ex-namorada sua.

Os personagens não são inéditos, muito menos bem conduzidos. Na verdade, Gatsby é o único que podemos analisar um bom desenvolvimento, já que o filme parte de sua visão e pensamentos. Ashleigh e Shannon são com certeza os grandes destaques, mas infelizmente Allen perde diversas oportunidades de construir suas personalidades.

Selena Gomez mostrou uma ótima desenvoltura no papel, tendo em vista que saiu totalmente da sua zona de conforto. Elle Fanning também não ficou de fora, soube muito bem interpretar uma adolescente ingênua e bobinha deslumbrada com o glamour das produções cinematográficas.

https://66.media.tumblr.com/588246343dac9abb23ab55d6aa8d4acb/tumblr_prp0a8gDNz1xd8vevo1_500.gifv

No entanto, a produção destaca assuntos que merecem reflexão. É visível em vários momentos homens que se colocam em pedestais pelo cargo que ocupam, como se tal fato fosse determinante para qualquer mulher querer se envolver afetivamente com ele, isso se comprova ainda mais quando Ashleigh adentra nesse mundo.

Vale ressaltar a fotografia e o figurino, a beleza da cidade capturada pela ótima fotografia de Vittorio Storaro é de deixar qualquer um encantado, sem falar da trilha sonora super envolvente. Apesar de se perder um pouco na execução, com certeza “Um Dia de Chuva em Nova York” deve agradar o público, sendo um típico filme leve e gostosinho para dar boas gargalhadas.

Ficha Técnica

Título Original: A Rainy Day in New York
Direção: Woody Allen
Elenco: Timothée Chalamet (Gatsby Welles), Selena Gomez (Shannon), Elle Fanning (Ashleigh Enright), Jude Law (Ted Davidoff), Diego Luna (Francisco Vega), Liev Schreiber (Roland Pollard)
Roteiro: Woody Allen
Fotografia: Vittorio Storaro
Duração: 92 minutos
Ano: 2018
Lançamento comercial no Brasil: 21/11/2019

 

Por Leonardo Abreu

De Florianópolis, Santa Catarina. Trabalhou com agência de viagem e produção de vídeos para o Youtube. Depois, durante quase dois anos, foi programador da rádio Itapema FM e criador de conteúdo para o Diário Catarinense, ambos da NSC Comunicação. Apaixonado por drinks, cafés, filmes teens e cultura pop.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14