fbpx

Onibaba | Um pesadelo sensual na grama alta

Onibaba, um grande clássico da cultura popular cinematográfica

O medo por trás de Onibaba – A Mulher Demônio. Onibaba foi lançado em 1964, é um drama obscuro escrito e dirigido por Kaneto Shindo e Baseado em uma fábula budista. Uma história que se passa no século 14. Esperando o filho que está na guerra, uma mulher e sua nora sobrevivem em uma aldeia através de tocaias que armam para alguns soldados, matando-os e vendendo seus pertences. Com a morte do filho, a mãe põe em prática um plano diabólico para manter a companhia de sua nora.

 

Apesar de Onibaba iniciar lentamente sua história, iremos conhecendo os personagens e seu mundo sujo e agressivo ao qual elas vivem. Todo esse mundo mostrado no filme, é em decorrência da guerra; Mortes, desigualdades e escassez de alimento, um verdadeiro caos social ao qual vivemos até hoje. A famosa mascara do demônio no filme o “Oni” são um tipo de yokai do folclore japonês, também traduzido como demônios, ogros ou trolls . Eles são personagens populares da arte, literatura e teatro japonês.

O trama toda tem como foco a Mãe que perdeu o filho pra guerra, que agora vive apenas com sua nora, e o “amigo” de seu filho, chamado Hachi, que é o único que sobreviveu e voltou da guerra. Hachi logo deseja ter relações com a mulher de seu falecido amigo, da mesma forma, ela que agora está viúva, também o deseja, porém, sua sogra se torna uma pedra no caminho. Os dois logo inicia um romance as escondidas pelas ervas altas de sua comunidade, e entramos numa aventura sexual e sombria no meio daquelas ervas, que aos poucos vai se tornando assustadora.

Por sua vez, a mãe acaba descobrindo o romance secreto dos dois e começa a bolar esse plano, mas não quero entregar toda a história do filme para não estragar, acontece outras coisas para poder chegar nessa grande revira volta, nos entregando um final grandioso em Onibaba.

Onibana

Apesar de ser um filme muito antigo, sua crítica permanece até os dias de hoje, as crenças religiosas, o medo do abandono e a fantasia sexual é algo presente no filme todo. O jazz na trilha sonora se apega a algo mais assustadoramente primitivo, até mesmo pelo comportamento dos personagens, que se distancia de um comportamento mais humano. Onibaba é um filme incrível e todos aqueles que gostam de uma boa história com um desfecho magnifico, precisa assistir, inclusive tem ele completo e legendado no Youtube.

Total
0
Share