Orgulhe-se: 10 artistas lésbicas que valem seu play

Lésbica
Lésbica

Este mês é o mês do orgulho LGBTI+, e para celebrar uma data tão linda e cheia de significado e emoção, resolvemos trazer para o escutai uma matéria especial sobre o famoso L da sigla!

Não sei vocês, mas quando parei para escrever este conteúdo, tive dificuldades de lembrar de artistas lésbicas em grande quantidade. Como mulheres, além de sofrermos o tão repudiado machismo pela sociedade em si, existe o mesmo preconceito também na bolha LGBTI+ e também não podemos esquecer do mundo da música.

Então para celebrarmos a existência e as criações dessa parte da comunidade, e até para conhecimento próprio, vamos conhecer algumas mulheres maravilhosas e suas melodias. Resolvi trazer uma variedade de ritmos, etnias e estilos para abranger ainda mais e conseguir colocar aqui pelo menos uma mulher lésbica que seja da preferência musical de todo mundo.

1) Hayley Kiyoko

Essa mulher além de linda e com uma voz sensacional, ainda atua, dança, compõe e dirige. Suas fãs a chamam de “Lesbian Jesus”, e não vejo como isso possa ser mentira. Hayley canta sobre gostar de mulheres, e celebra a sua orientação com músicas normalmente positivas e normaliza relacionamentos queer. Uma verdadeira joia para qualquer pessoa engajada com a comunidade. Seu gênero é o synth pop.

Músicas ótimas para conhecer a artista são: What I Need, Girls Like Girls e Curious.

 

2) Aíla

Ela é um dos principais nomes da nova música produzida não só no Pará, como no Brasil. Podemos descrever Aíla como uma “artivista”. Seu objetivo com suas músicas é o de fazer as pessoas dançarem, cantarem e refletirem ao mesmo tempo. Com esse desejo, temas como feminismo, assédio, racismo, homofobia, ocupações, amor livre, intolerância e resistência ganham o centro do debate em um disco que reflete o lado inquieto e militante da artista, da primeira à ultima faixa, chamado de “Em Cada Verso um Contra-Ataque”. A música Lesbigay teve seu clipe lançado no dia da visibilidade lésbica, 29 de agosto de 2017.

Para pegar um pouco da vibe: Lesbigay, Será e #Nãovoucalar.

 

 

3) LP (Laura Pergolizzi)

Com uma voz que dança entre o etéreo e o grave, LP traz músicas que celebram e orgulhosamente exploram temas de amor entre pessoas do mesmo sexo. Sua rouquidão suave e assovios que a caracterizam e o uso do ukulele aliado a baixo e guitarra fazem suas músicas ecoarem um som envolvente muito agradável aos ouvidos e tão fáceis de grudar na cabeça quanto qualquer pop atual. Fez muito sucesso com a música Lost On You, lançada em 2017.

Essas são pra se deliciar: Lost On You, Muddy Waters, Shaken.

 

4) Márcia Castro

A baiana Marcia Castro é uma cantora que desloca o público para tudo aquilo que precisa ser repensado. Com voz suave, ela canta como se brincasse. Em 2014, lançou o seu terceiro álbum, “Das Coisas que Surgem”, pela Sony Music, e estreou como compositora. Seu álbum mais recente chama-se “Treta”. Possui uma vibe de axé em seus trabalhos anteriores, e em seu novo álbum explora o rap e o hip-hop.

Vale a pena: Noites Anormais, Treta e Ela É Pan.

 

5) Maria Beraldo

Seu disco de estreia, CAVALA, apresenta um olhar quase autobiográfico de Maria, tem uma narrativa poética que reconstrói o que é ser uma mulher lésbica e, nesse sentido, acaba contemplando um universo de possibilidades na ousadia de “ser o que se é”. Historicamente, o cavalo tem associações simbólicas com força, poder e imponência, servindo para que o homem reafirme sua força ao domá-lo, por exemplo. Utilizando-se da palavra “cavala”, termo comum na linguagem coloquial brasileira, é como se assumisse para si a força desse animal e desse simbolismo, aqui no feminino, habitando seu próprio universo.

Um pouquinho de Maria: Tenso, Gatas Sapatas e Amor de Verdade.

 

6) MUNA

Se você curte um rock alternativo, com letras provocantes e penteados diferentes, você precisa conhecer essa banda. Composta por três mulheres queers, MUNA ficou conhecida quando lançou a música Loudspeaker que foi escrita pela cantora da banda após assumir a agressão sexual que sofreu. A música I Know A Place é uma carta de amor à comunidade LGBTQ.

Must listen to: Loudspeaker, I Know A Place e Winterbreak.

 

7) Ana Gabriela

Essa mulher sem defeitos iniciou sua carreira publicando releituras de suas canções preferidas e clássicos da música popular brasileira. De referências musicais, a artista tem Cássia Eller, Legião Urbana e Charlie Brown. Possui uma voz que acaricia os ouvidos, e, misturando elementos da música brasileira em seus singles, traz uma obra que simplesmente flui. Uma delicia pra escutar tomando um café de manhã cedo e já escutando esse anjo.

Você tem que se dar ao privilégio de ouvir: Mais de Nós, Sabe e Deixa.

 

8) Elektra

Com uma voz que mais parece um calmante, Elektra é uma das artistas que produz músicas que, pessoalmente, só traz vibe boa. Não existe momento ruim para escutar sua batida calma e doce. Com uma pegada mais pop acústico/rock (desculpa eu sou ruim em definir gêneros), é uma das minhas melhores descobertas musicais brasileiras.

Parada obrigatória: 6 da Manhã, Alaska e Se pensar.

 

9) Karla da Silva

Com a suavidade do jazz, a cantora explora a bossa nova numa mistura com o rock. Lançou em 2017 seu segundo álbum, “Gente que Nunca Viu Vai Ver a Pretíssima Coroação”. Suas músicas trazem aquele ambiente gostoso onde você não consegue fazer nada além de apreciar suas obras primas.

Se faça esse carinho: Duas Meninas, Negra e NY.

 

10) Josyara

A baiana é instrumentista, cantora, compositora e arranjadora. Ou seja, o pacote completo. Ela brinca com os ritmos brasileiros de diversas regiões, principalmente do sertão, e apresenta uma sonoridade universal. Sua voz traz força e a combina com uma sensibilidade única.

Aprecie: Mansa Fúria, Perdição e Nanã.

 

Com tanta artista linda e talentosa, não tivemos outra escolha a não ser fazer uma playlist com algumas das músicas que listamos aqui e mais! Encontrar essas mulheres foi um privilégio, e ainda mais poder trazer reconhecimento para elas nesse nosso mês de orgulho. Ninguém solta a mão de ninguém.

 

Ouça essas e outras músicas de artistas maravilhosas que valem o seu play:

https://open.spotify.com/playlist/6lbq2twy9uJDp5Ua9iF8bY?si=3CrqMiwKQh295GdbhmTBhA

Por Redação

Perfil oficial da redação do escutai!


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14