Qual a ordem cronológica de Velozes e Furiosos?

Marco dos anos 2000, a saga “Velozes e Furiosos” possui um universo de filmes, curtas e animações repletos de adrenalina

Com recordes de bilheteria, alcançando 5 bilhões de dólares em seu total, a franquia Velozes e Furiososé famosa por toda a adrenalina, carros e trilha musical. Com 10 filmes, dois curtas e uma animação, a jornada dos apostadores de corrida marcou a cultura pop dos anos 2000 e 2010. 

Em seu primeiro filme, lançado em 2001, acompanhamos Brian O’Connor — interpretado por Paul Walker, um policial que em busca de investigar e desbaratar um grupo responsável por realizar corridas ilegais em Los Angeles. Seu plano de se aproximar do líder do grupo, Dominic Toretto — vivido por Vin Diesel — acabam o fazendo conhecer a irmã de Toretto, Mia (Jordana Brewster), por quem se apaixona e muda seus planos.

Assim como os filmes “O Poderoso Chefão” (1972) “Onze Homens e Um Segredo” (1960) e “Os Bons Companheiros” (1990) — “Velozes e Furiosos” apresenta vários elementos marcantes que tornaram os longas um exemplo de masculinidade tradicional: virilidade, fidelidade nas relações familiares e de amizade, e, é claro, cenas de ação eletrizantes e humor, como em “Bad Boys” (1995).

O sucesso da (futura) saga estreante foi gigante e possibilitou o lançamento da continuidade, mais um curta-metragem que une os eventos do primeiro e segundo longa, denominado “Turbo-Charged Prelude” (2003) .  “+ Velozes e + Furiosos” (2003) narra a entrada definitiva de Brian para o universo dos rachas e a fuga de Toretto.

A partir do terceiro longa, “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” (2006), a história segue um novo caminho, fugindo de uma sequência linear, visto que seus acontecimentos ocorrem após os “Velozes e Furiosos 4” (2009),“Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011) e “Velozes e Furiosos 6 (2013)”, além de acompanharem e introduzir Sean Boswell (Lucas Black) e Han Lue (Sung Kang).

Saiba a ordem cronológica de “Velozes e Furiosos”: 

  1. Velozes e Furiosos (2001) – Disponível em Disney+
  2. Turbo-Charged Prelude (2003)
  3. + Velozes + Furiosos (2003) – Disponível em Disney+
  4. Los Bandoleros (2009)
  5. Velozes e Furiosos 4” (2009) – Disponível em Disney+
  6. Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011) – Disponível em Disney+
  7. Velozes e Furiosos 6 (2013) – Disponível em Disney+
  8. Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006) – Disponível em Disney+
  9. Velozes e Furiosos 7 (2015) – Disponível em Disney+
  10. Velozes e Furiosos 8 (2017) – Disponível em Disney+
  11. Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019) – (Disponível para aluguel em Amazon Prime e Apple TV)
  12. Velozes e Furiosos 9 (2021) – (Disponível para aluguel em Amazon Prime e Apple TV)
  13. Velozes e Furiosos 10 (2023) – Disponível em Amazon Prime

Animação da Netflix: 

“Velozes e Furiosos: Espiões do Asfalto” (2019-2021) animação da franquia lançada na Netflix, acompanhamos o legado da família Toretto com Tony, filho de Dominic. Com seus amigos, Tony torna-se um espião do governo e com suas habilidades no volante e vários “gadgets” inovadores.

Diferente dos filmes, a série animada de 6 temporadas possui uma narrativa mais lúdica e é voltada para o público infantil, por isso, destoa da história original. Apesar disso, é uma expansão dos filmes para um público mais jovem.

A saga Velozes e Furiosos possui um prelúdio?

Como dito anteriormente, em “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” (2006), o público é introduzido a Han Lue, um corredor e ladrão integrante do grupo de Dominic Toretto. Contudo, este não é o primeiro filme do diretor Justin Lin, em que Lue faz parte.

Em 2002, antes da entrada de Lin na direção da saga, foi lançado o filme “Better Luck Tomorrow”, cuja trama segue Ben Manibag (Parry Shen) e seus amigos, dentre eles Han (Sung Kang), que iniciam uma vida secreta de crimes, enquanto se preocupam com o ensino médio e a futura faculdade.

Obviamente, o filme não pode ser considerado um prelúdio de “Velozes e Furiosos”, mas é uma boa forma de conhecer a origem deste personagem de Justin Lin, que ao entrar na saga, tornou-se um dos favoritos dos fãs.

Total
0
Share