Em clima de balé eletrônico – uma espécie de caixinha de música clubber – Zaina Woz lançou o single Boneca de Porcelana, o primeiro a antecipar seu disco de estreia. A faixa tem produção musical da catarinense radicada em São Paulo em parceria com Arthur Kunz (Strobo, Os Amantes), e traz uma temática feminista abordada pela letra de Zaina sobre uma relação tóxica.
“A imagem da boneca de porcelana, que é rígida e inanimada, me possibilitou explicar o que eu sinto como uma pessoa que se relaciona afetivamente, e que muitas vezes se sente como um objeto na mão do outro”, conta Zaina. A música chega com videoclipe inspirado no desfile de alta costura da Maison Margiela deste ano, e tem direção de Marilia Curtolo. A direção criativa e o figurino são assinados pela própria artista, que tem formação em Design de Moda.
Para expressar a mensagem da música no clipe, Zaina quis dar vida às duas bonecas de porcelana que cruzaram sua vida: uma bailarina de caixinha de música (vista num porta joias de sua mãe) e uma Coquette Doll (herdada de sua avó paterna). Ambas são bonecas de porcelana trazidas para o sul do país por imigrantes alemães, e que ganharam popularidade na década de 1960. Para isso, a dançarina e coreógrafa (além de diretora do clipe), Marilia Curtolo, guiou a artista pela jornada de interpretar esses objetos. “Essas bonecas que interpreto e que enfim se rebelam, parecem para mim ter um futuro muito mais colorido e rico em experiências do que as que ficam na caixa e nos pedestais. Mas a passagem para esse outro lado pode ser dolorida e cheia de raiva”, divide Zaina.
A faixa de electropop experimental foi inspirada por um sample de electro house que levou Zaina Woz a criar a linha de baixo, um dos pilares de construção da música. A partir disso, o baterista e produtor paraense Arthur Kunz fez a base do beat eletrônico e a partir daí a dupla foi dando forma à música. “Chamamos o Rodrigo Coelho (grassmass) para interagir com a faixa com os sons submundanos dos seus sintetizadores modulares. Ele trouxe uma série de arpeggios analógicos lindos, colocou meus vocais num sintetizador de delay e criou vários ecos de coros em melodias aleatórias, muito elegante”, comenta Zaina.
O lançamento é complementado por um blog criado pela cantora, chamado “madonna is my jesus”, com inspiração na onda BRAT. A página traz detalhes sobre o primeiro álbum de Zaina Woz, com informações sobre seu processo criativo, como as criações de figurino. No site (visite aqui), é possível se inscrever na newsletter da artista, que trará novidades a respeito do disco.