fbpx

5 álbuns que completam 20 anos em 2022

2021 já está nos dando adeus e logo mais 2022 abre as portas, separamos 5 álbuns que merecem ser lembrados no próximo ano.

Apesar do turbulento ano de 2001 ter afetado o caminho de muitos lançamentos no mercado internacional, o ano de 2002 chegou e trouxe consigo ótimos discos e trabalhos que impactaram a indústria e que até os dias de hoje se estabelecem em um grau de relevância no cenário musical.

Mesmo com o domínio electro-pop dos primeiros momentos da década, em 2002 há ascenção do rap e rock para o mainstream. A nova cena musical explora e “urbaniza” as sonoridades, influências do rock e hip-hop compõe esse novo cenário. Dentre os maiores nomes a atingir sucesso naquele ano pode-se listar nomes como Avril Lavigne, Coldplay e Red Hot Chili Peppers.

Abaixo você confere uma lista com 5 discos de 2002 que merecem ser lembrados e seguem atemporais:

“Let Go” da Avril Lavigne

Em 4 de junho de 2002 a princesa do pop-rock dá seu primeiro passo na indústria musical. O single principal intitulado de Complicated chamou atenção da indústria. Diversos veículos especializados apontaram que a canção de Avril era um dos lançamentos de destaque daquele ano, um renovo para o cenário pop rock e um exemplo para o rock feminino.

A faixa alcançou o topo da parada de singles do Brasil e mundial, além de chegar ao #2 da Billboard Hot 100. O álbum mescla estilos como rock alternativo, pop punk e pop rock, considerado como um álbum da esfera “teen pop” as canções versam sobre relacionamentos complicados, autodescoberta e sentimentos.

Mundialmente o disco já vendeu cerca de 20 milhões de cópias, se tornou o álbum feminino mais comercializado de 2002 (4,1 milhões) e o segundo mais vendido em geral, além de ter passado mais de 37 semanas entre as 10 primeiras posições da parada de álbuns da Billboard 200.

“The Eminem Show” do Eminem

O álbum mais vendido do ano de 2002 carrega o nome do rapper Eminem e foi eleito pelo Grammy como o melhor álbum de hip-hop. Considerado o disco mais esperado de 2002, The Eminem Show trás em sua composição elementos do rap e rock que se mesclam entre as influências hip-hop, característica do artista. Suas canções se desdobram em temas sobre fama e política estadunidense como o atentado de 11 de setembro, o presidente George Bush e Osama Bin laden.

Apenas na semana de lançamento, o artista comercializou mais de 1,3 milhões de cópias do álbum, atingindo o #1 na Billboard 200, o disco alcançou o topo em mais de 20 países. Além do sucesso comercial, a crítica soou positiva sobre o lançamento, o álbum do artista chegou a ser definido como o melhor álbum de rap rock da história.

Mundialmente o álbum soma mais de 27 milhões de cópias vendidas, nos Estados Unidos é certificado com diamante por suas 10 milhões de cópias, sendo que mais de 7 milhões são somente do seu ano de lançamento.

“A Rush of Blood to the Head” do Coldplay

Após a rápida ascenção da banda no cenário musical com seu debut álbum e o sucesso da canção Yellow, o segundo álbum do grupo britânico chega em 2002 para repetir o sucesso do primeiro. Como carro chefe a banda lançou o single In my place para aquecer o caminho para o álbum, a faixa se tornou um sucesso no Reino Unido, atingindo o #2 da parada britânica de singles.

A canção recebeu críticas positivas, apesar da simplicidade foi definida como encantadora e surpreendente. Posteriormente, a música The Scientist foi lançada como segundo single do álbum e se tornou uma das faixas favoritas dos fãs e público geral. Trata-se de uma balada, acompanhada de acordes de piano e uma atmosfera de melancolia. O videclipe da faixa é considerado um dos mais marcantes dos anos 00, a narrativa inversa apresentada ao longo da música rendeu ao grupo três estatuetas do VMA’S.

O disco é o sétimo mais vendido do Reino Unido no século XXI, são mais de 15 milhões de cópias comercializadas pelo mundo, sendo 5 milhões apenas nos EUA e ainda conquistou o prêmio Grammy na categoria “Melhor álbum de música alternativa” em 2003.

“By the Way” do Red Hot Chili Peppers

Oitavo disco da consolidada banda de rock, By the Way trás uma sonoridade mais “emocional” e selvagem para as músicas, sendo um dos trabalhos mais sinceros e reflexivos do grupo, abordando temas como paixão e vício.

Iniciando o processo de divulgação, um mês antes do lançamento oficial do álbum a faixa título é lançada como single principal, a canção se tornou um dos grandes hits do ano de 2002. A música se tornou o sexto #1 da banda na parada de singles de rock da Billboard onde permaneceu por 14 semanas, além de alcançar o topo do chart de Rock e metal do Reino Unido.

Para a crítica o álbum era um achado sofisticado, insanamente melódico e o melhor produto da banda em tempos, o público também se agradou, apenas na primeira semana a banda vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo 286 mil apenas nos EUA, acumulando mais de 20 milhões de vendas ajustadas ao redor do mundo.

“Tribalistas” dos Tribalistas

O grupo formado por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes lançou seu primeiro álbum auto intitulado no ano de 2002, se consagrando como um dos grupos de maior sucesso no território brasileiro. O disco gerou grandes sucessos que se tornaram atemporais, Já sei namorar e Velha infância são verdadeiros hits do ano de 2002 que permanecem até os dias de hoje. Ambas as músicas atingiram o topo da parada de singles brasileiros, além de chartearem no top 40 mundial de músicas latinas.

Em diversas obras audiovisuais as músicas da banda foram usadas como trilha, no ano de 2003, impulsionado pelo sucesso nas rádios, a faixa “Velha infância” integrou a trilha sonora da novela Mulheres apaixonadas, maior audiência da época.

O disco alcançou o topo da parada de álbuns brasileiros em seu lançamento e top 3 na Itália e Portugal, com certificado de três vezes platina e duas vezes platina respectivamente.

No Brasil o álbum é certificado com diamante por suas mais de 1,3 milhões de cópias vendidas, estima-se que o álbum tenha vendido mais de 2,5 milhões de cópias ao redor do mundo. Além disso, o grupo foi premiado pela bancada do Grammy Latino com o troféu de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.

REWIND 2002

Que tal relembrar um pouco mais dessas músicas e álbuns em nossa playlist REWIND 2002? Nela você confere esses sucessos e muitos outros que marcaram a indústria há 20 anos.

Total
0
Share