BABYMETAL é um dos atos mais interessantes do metal atual

Trio de kawaii metal BABYMETAL não precisa se provar mais para que saibam o quanto sua presença no gênero é algo único.

O surgimento de BABYMETAL em 2014 foi um dos momentos mais comentados da música japonesa na época. Meninas com aparência e atitude de ‘Idols’, mas que cantavam não em bases simples de pop, mas sim com uma agressividade intensa vinda do metal. Enquanto alguns não entendiam muito bem se aquilo era um ato de comédia ou apenas a Ásia tendo uma atenção musical diferente, outros já caiam de amores pelo trio de meninas, que anos depois pode ser visto como um dos atos mais irreverentes da cena que pertence, e que sim, deve ser levado muito a sério.

Em anos onde vídeos no YouTube viralizavam de forma orgânica e mesmo online, ainda com muito poder do boca a boca fora das redes, “Gimme Chocolate!!” era cada vez mais assunto de discussões que começavam com “você já viu essas meninas fofas que cantam metal?”. O J-Rock tem uma veia muito característica, e mesmo que o som do grupo abuse de guitarras e bateria tão potentes quanto as que se ouvia, ainda se sentia uma direção mais voltada para o Pop. Então, com um som que foi se tornando o próprio gênero, fazia mais sentido juntar o que o grupo era com seu som. A expressão “kawaii metal” pode não ter surgido oficialmente através de BABYMETAL, mas foram elas que levam até hoje essa expressão cada vez mais longe.

A atenção que o grupo recebe também chegou a outros artistas grandes, com participações no último disco de Lil Uzi Vert e outras colaborações com Tom Morello e Bring Me The Horizon, a banda já deixou mais do que claro que é um ato musical único e com influência. No Japão, o sucesso é estrondoso, rendendo até ótimos comentários de Yoshiki, líder da icônica banda X JAPAN. Formado atualmente por Suzuka Nakamoto, Moa Kikuchi e Momoko Okazaki, o trio tem apoio da Kami Band em suas apresentações, grupo de instrumentistas que também investe no visual para deixar o grupo com ainda mais personalidade.

Com uma discografia forte e uma energia que parece inesgotável, BABYMETAL é um dos shows mais interessantes do momento. Mesmo com um estilo específico, a banda ainda é bem vista como uma ótima porta de entrada para o metal, principalmente porque uma das direções de sua criação foi ser acessível até para aqueles que não ouvem o ritmo.

E se tem uma coisa que elas dominam são grandes turnês, já acostumadas a levar multidões para seus shows, e agora, com a confirmação na edição de 2024 do KNOTFEST Brasil, finalmente chegou o momento do país ter o primeiro show da banda. Independente de gostos, é correto afirmar que BABYMETAL é um dos melhores atos de rock que o Japão já proporcionou ao mundo, fazendo valer muito a pena conferir como elas conquistaram outros artistas e fãs.

***

Babymetal se apresenta no domingo, dia 20 de outubro, no KNOTFEST Brasil.

Total
0
Share