Cavaleiro da Lua e as diversas faces de Marc Spector no season-finale

Oscar Isaac as Mr. Knight in Marvel Studios' MOON KNIGHT, exclusively on Disney+. Photo courtesy of Marvel Studios. ©Marvel Studios 2022. All Rights Reserved.

Cavaleiro da Lua, série que se tornou um grande destaque no Universo Cinematográfico da Marvel, chegou em seu último episódio dividindo opiniões de fãs. Apesar de ter desapontado alguns por sua curta duração, o episódio também surpreendeu com cenas empolgantes de ação e detalhes dos quadrinhos que estávamos ansiosos para assistir na TV.

Preparamos um resumão de tudo que aconteceu e juntamos com algumas informações mega úteis para entender tudo.

Imagem: Moon Knight/Disney/Marvel (reprodução)

Atenção: spoilers a partir daqui!

Apesar de suas reviravoltas e momentos confusos, tudo se torna muito claro quando chegamos no season-finale. O episódio entitulado “Deuses e Monstros” começa com Arthur Harrow verificando o corpo de Marc Spector e libertando o espírito de Ammit. Em seguida, após (também) libertar o espírito de Konshu, Layla decide se infiltrar no time dos capangas de Harrow para caçá-lo, até ser contatada por Tuéris – que usa o corpo de um homem morto para tentar convence-la de ser seu novo avatar.

Enquanto o Cairo se encontra em estado de caos após a libertação da deusa da retribuição divina e a consagração de Arthur Harrow como seu novo avatar, Marc Spector desce do navio de Tuéris para tentar salvar Steven, que havia sido congelado. Ao obter sucesso, o portão se abre para que os dois possam voltar à vida e conquistar a batalha contra o vilão e atual avatar de Ammit, Harrow.

Surpreendendo nos 45 minutos do segundo tempo, Layla aparece com um visual completamente repaginado; após ter aceitado a proposta de Tuéris para tentar salvar Marc e Steven do submundo em que estavam vivendo, a nova avatar da deusa Hipopotámo chega com seu novo uniforme de guerra para ajudar seu companheiro.

Enquanto Konshu guerrilha diretamente com Ammit, seus respectivos avatares guerrilham no solo do Cairo. Durante o acirrado confronto, Marc têm mais um apagão e acorda com todos os seus oponentes mortos. Incluindo o chefão, Arthur Harrow. Sem entender o que havia acontecido, Steven se pronuncia dizendo que não teve culpa do assassinato em massa e ambos se encontram confusos com o ocorrido.

Após acordar novamente no hospital psiquiatríco, Marc não parece mais estar intimidado pela situação, muito menos pelo Doutor Harrow, pelo contrário. Ao se levantar, Harrow está com a sola de seu sapato repleta de sangue e se preocupa com a situação. Até que o episódio chega ao fim.

Abrindo a primeira cena pós-crédito de toda a série, damos de cara com Arthur Harrow internado num hospital, mas sendo buscado por alguém que se diz conhecido do mesmo. O misterioso homem leva Harrow até uma limousine onde Konshu está sentado o aguardando. Konshu então afirma que Marc o renegou como seu avatar, mas que ele não faz ideia do quão louco ele é. Até que somos apresentados ao que marcou a season-finale: Jake Lockley é o novo avatar do deus egípcio dos céus noturnos.

Quem é Jake Lockley? Para aqueles que não leram os quadrinhos, a série da Disney+ explicou que, ao contrário do que acreditamos no começo, Marc Spector é o protagonista da série, enquanto Steven Grant é apenas uma de suas personalidades. Jake Lockley, por sua vez, acaba sendo um alter ego um tanto quanto secreto.

Mas afinal, quantas personalidades o nosso Cavaleiro da Lua possui?

Marc Spector

Imagem: Moon Knight/Disney/Marvel (reprodução)

Podendo ser considerado uma versão “original”, Marc Spector foi um jovem que, após a perda de seu irmão num acidente, precisou encarar a dor externalizada de sua mãe – que descontava sua tristeza no filho, enquanto o culpava por seu luto.

Para fugir de todo o sofrimento, Marc decidiu fingir ser outra pessoa, mas as coisas saíram do controle.

Steven Grant

Imagem: Moon Knight/Disney/Marvel (reprodução)

Steven Grant, foi a primeira personalidade a se manifestar na cabeça de Marc Spector. Enquanto ainda era jovem, Marc a criou para fugir de se proteger de si mesmo e fugir dos problemas familiares após a morte de seu irmão.

Jake Lockley

Imagem: Moon Knight/Disney/Marvel (reprodução)

O temido assassino nos quadrinhos, culpado pelos apagões de Marc e Steven, é um taxista informante do mundo do crime, que busca bandidos para serem vingados no punho de Konshu. O mesmo possui um visual bem diferente dos outros e um forte sotaque nova iorquino.

O Cavaleiro da Lua e o Mr. Knight não se enquadram como personalidades pois são apenas uniformes de Marc Spector e Steven Grant, respectivamente.

O que aconteceu nas HQs?

Algo muito interessante que pode ser notado no começo do último episódio, é que ele acontece em simultaneidade com o penúltimo.

Enquanto Marc e Steven estão no barco de Tuéris, a deusa menciona que almas estão chegando ao submundo antes do tempo previsto. Isso acontece pois Arthur Harrow está matando, injustamente, pessoas que tiveram seu julgamento precipitado, no season-finale.

Imagem: Moon Knight/Disney/Marvel (reprodução)

A dupla também pede para que a deusa Hipopótamo entre em contato com Layla, para que a mesma tente salvá-los. Isso acontece quando Tuéris entra em contato com El-Faouly através do corpo de um dos policiais mortos por Harrow, para que a mesma aceite ser sua avatar.

Nos quadrinhos, Marc/Steven se encontram na ala psiquiátrica de um hospital e tudo não passa de uma prisão mental. Quando Steven “morre” após cair do barco de Tuéris, ele estava apenas se desprendendo do corpo de Marc Spector, o protegendo, assim como foi destinado.

Podemos ver que os papéis se invertem no final da série. Enquanto as expressões de medo de Marc simplesmente deixam de existir, Harrow soa preocupado, pois sabe que sua cruel jornada chegou ao fim. Seria Jake Lockley o aprisionando?

Futuro da série

Por mais que existam especulações, ainda não foi confirmada uma segunda temporada. Apesar do final entreaberto, ainda podemos ver o desenrolar da história em algum filme que esteja nos próximos planos dos estúdios Marvel.

Todos os episódios da 1ª temporada de Cavaleiro da Lua estão disponíveis no Disney+.

Por marcos vinicius

pisciano, fotógrafo e conversador.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14