Crítica | Turma da Mônica – A Série traz o melhor das HQs para a tela

Em apenas 8 episódios, Turma da Mônica – A Série consegue transportar para o formato de live-action todo o encanto, diversão e principalmente as lições presentes nos gibis criados por Maurício de Souza.

Com direção de Daniel Rezende, a produção traz de volta o elenco original dos dois filmes da MSP (Maurício de Souza Produções) – Turma da Mônica: Laços e Turma da Mônica: Lições. Nesta nova aventura, Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo), Cebolinha (Kevin Vecchiato) e Cascão (Gabriel Moreira) se juntam a outros personagens do universo dos quadrinhos para desvendar um desastre que ocorreu na festa da nova moradora do bairro do Limoeiro: Carminha Frufru (Luiza Gattai).

A Turma da Mônica: A Série / Globoplay / Maurício de Souza Produções (crédito/reprodução)

É empolgante ver o rostinho das crianças escolhidas para interpretar a versão real de outros personagens da turminha que foram surgindo com o tempo, na série temos a chegada de Carmina e Denise (Becca Guerra), além do retorno de Milena (Emilly Nayara), Do Contra (Vinicius Higo), Jeremias (Pedro Souza), Titi (Cauã Martins) e Marina (Lais Villela).

Turma da Mônica – A Série é sobre autoaceitação e amadurecimento

O maior trunfo da produção com certeza é como a série consegue de forma leve, pura e muito semelhante às obras impressas, extrair o melhor do universo da turminha. Cada personagem tem espaço para expressar não só as inseguranças com suas características pessoais – como a dislalia de Cebolinha e a falta de banho de Cascão –, mas também com as preocupações da pré-adolescência.

A Turma da Mônica: A Série / Globoplay / Maurício de Souza Produções (crédito/reprodução)

Interesses românticos, pressão dos pais e até mesmo a autocobrança com as pequenas coisas, são só alguns dos pontos que a série trata de forma muito madura e sutil. Aliás o desenvolvimento destes temas causa um lindíssimo desfecho para a série, capaz de cativar as crianças, tocar o coração dos adultos e trazer um ensinamento para todos, dos mais novos aos que cresceram lendo as aventuras da baixinha.

A série marca também a transição da turma da fase infantil para a fase adolescente e já introduz algumas novas características presentes em outra produção impressa da Maurício de Souza Produções: a Turma da Mônica Jovem (que já possui uma série animada no Cartoon Network). Na série, por exemplo, Cebolinha já consegue falar o R e só troca a letra pelo L quando está nervoso.

A produção ainda conta com dois grandes nomes da TV brasileira, Mariana Ximenes – como madame Frufru; e Fernando Caruso – como Feitoso Araújo (o Capitão Feio). Com visual mais “sombrio”, tons de suspense e uma comédia muito pura, a trama se torna uma delícia de se assistir.  

A Turma da Mônica: A Série / Globoplay / Maurício de Souza Produções (crédito/reprodução)

Um início ótimo para um universo com grande potencial de exploração

Em seus dois primeiros filmes, a MSP, conseguiu criar um universo fofo, familiar e doce que aqueceu o coração de muitos fãs. Mesmo com uma aparência não tão próxima dos gibis – o que tornaria a produção mais difícil de se aproximar de quem à assiste – e com algumas críticas iniciais, a versão live-action da turminha agradou muito aos espectadores.

A série, veio para coroar esse processo e mostrar que este é sim um formato ideal para contar as histórias de Mônica e seus amigos. Por meio de crianças reais, a produção se destacou, construindo obras que se relacionam muito com crianças, famílias inteiras e até mesmo com adultos, que vão com certeza se ver na evolução dos personagens.

Com base no final do último filme da turma, já se sabe que há planos para um live-action do Chico Bento, provavelmente programado para 2023. Recentemente, ainda se noticiou a série Franjinha e Milena em Busca da Ciência – que teve o início de suas gravações confirmadas pela HBO Max – e a Folha de S. Paulo noticiou que há pelo menos 13 projetos audiovisuais em desenvolvimento, sendo pelo menos 5 deles centralizados na Turma do Penadinho.

Mariana Ximenes faz participação especial em Turma da Mônica – A Série

Turma da Mônica – A Série marca ainda a saída do elenco original que deu vida aos personagens principais dos gibis nas telas. No entanto, um novo elenco pode chegar para as adaptações audiovisuais de Turma da Mônica Jovem, também previstas na lista de novas produções do universo de Maurício de Souza.

Assista Turma da Mônica – A Série na Globoplay

Nota: 93/100

Por Thiago Santos

Jornalista não praticante, ator em formação, social media e criador de conteúdo. Se eu pudesse viveria um pouco em cada série que assisto, mas como não posso, tiro delas as melhores músicas e as mais intensas reflexões.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14