Dominic Fike é um artista de muitas habilidades

A versatilidade do cantor, ator e compositor permite que Dominic Fike seja onipresente nos campos artísticos.

Dominic Fike é um multi-artista não somente por seus diferentes talentos — ele atua, canta, compõe. A saber, seus trabalhos transitam por diferentes gêneros, sejam separados ou em conjunto. Tamanha versatilidade permite que Fike alcance diferentes públicos na música, como os fãs de rock, pop e do hip-hop, gênero que marca o pontapé inicial de seu trabalho.

Fike nasceu em Naples, uma cidade da Flórida que é referência para idosos que desejam paz após se aposentarem. Por lá, o artista e seus amigos sonhavam ultrapassar as barreiras que os limitavam. Afinal, Naples não era “Nova Iorque nem Los Angeles”, os principais pólos artísticos dos Estados Unidos da América. A situação de Dominic era ainda mais complicada: membros de sua família eram dependentes químicos e viviam saindo e voltando para prisões por questões relacionadas a drogas. Com efeito, esse ambiente fez com que o músico entrasse nesse mundo.

Primeiros trabalhos

Em 2017, enquanto estava em prisão domiciliar por agredir um policial em trabalho, foi que Dominic Fike se envolveu na produção do EP que o permitiu assinar com a Columbia Records: “Don’t Forget About Me, Demos”. Logo após esse contrato, o sonho do artista de sair de Naples (física e sonoramente) aconteceu.

No final de 2020, Fike foi headliner de uma série de shows produzida pelo videogame Fortnite. Logo em seguida, a revista NME o citou como um dos novos artistas para ficar de olho. Surpreendentemente, sua ascensão foi exponencial após esse ano: Paul McCartney convidou Dominic para regravar a canção “The Kiss of Venus”, uma das faixas do disco do eterno Beatle, “McCarney III Imagined”. Posteriormente, Fike fez sua estréia no âmbito audiovisual quando foi escalado para dar vida à personagem Elliot na premiada série da HBO Euphoria.

Inspirações

Algumas de suas admirações musicais incluem os nomes de Jack Johnson, Blink-182, que é também está na line up do Lollapalooza Brasil 2023, e Red Hot Chili Peppers, banda cujas composições foram as primeiras aprendidas por Dominic Fike na guitarra, aos dez anos de idade. O músico é tão fã desta última banda que tatuou em sua mão o rosto de John Frusciante, o guitarrista que contribuiu para o sucesso dos Chili Peppers.

Seu primeiro disco, “What Could Possibly Go Wrong”, foi composto em um momento turbulento em sua vida. Sua mãe estava cumprindo pena em uma prisão local por envolvimento com drogas, e o vício de Fike o colocava em um estado mental confuso. Mesmo assim, o resultado final de seu álbum primogênito agradou o público e o permitiu conquistar novos ouvintes, chegando a constar na lista dos cinquenta discos mais ouvidos dos EUA em setembro de 2020.

Estreia na TV

Foi por volta da mesma época que Dominic Fike fez uma audição para o papel de Elliot, personagem da segunda temporada da série Euphoria. Seu teste foi um fracasso — o ator “to be” afirmou, após o lançamento da última parte do programa, que realizou o teste sob o efeito de psilocibina. O produtor Sam Levinson recusou Fike para o papel, porém, após saber que o jovem foi financiado por Eric Clapton para ir para uma clínica de recuperação meses depois, o produtor ofereceu o papel a Dominic.

No fim das contas, Dominic Fike afirma que tudo o que fez artisticamente foi por sua família. O multi-artista destinou o dinheiro que recebeu com seus primeiros trabalho para pagar um advogado para sua mãe e comprar uma casa para sua família.. No fim das contas, a arte foi a responsável por transformar completamente sua vida.

Dominic Fike se apresenta na sexta-feira, 24 de março, na 10ª edição do Lollapalooza Brasil. Mesmo dia dos headliners Billie Eilish e Lil Nas X.

Total
0
Share

Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14