fbpx

‘Lightyear’ é baseado no Buzz de ‘Toy Story’?

Você pode não saber disso ainda, mas o novo filme da Disney, ‘Lightyear’, não é sobre o personagem icônico de ‘Toy Story’. Ou é, mas não diretamente.

Você pode não saber disso ainda, mas o novo filme da Disney, ‘Lightyear’, não é sobre o personagem icônico de ‘Toy Story’. Ou é, mas não diretamente. Confuso eu sei, mas te explico.

Nos filmes de ‘Toy Story’ (1995), Buzz Lightyear é um brinquedo, um boneco de astronauta, que é inspirado em um patrulheiro espacial fictício de uma série de TV, também fictícia dentro do filme. Seu nome foi inspirado no astronauta da missão Apollo, chamado Buzz Aldrin. Na franquia, Buzz é um presente de aniversário do Andy após ficar viciado na tal série animada. Quando Buzz chega eencontra os outros brinquedos, não percebe que é um deles, acreditando-se ser o verdadeiro Buzz Lightyear.

Imagem: Disney/Pixar

A origem de Buzz é explicada na série animada ‘Buzz Lightyear do Comando Estelar’ (de 2000), vinda após o enorme sucesso de ‘Toy Story’ (de 1995). No Brasil, ela foi exibida primeiramente no SBT pelo extinto Disney Club, entre 2001 e 2003, e também pelo Disney Channel tempos depois.

Após sua aparição em ‘Toy Story’, a Disney resolveu ampliar o background do patrulheiro estelar e o colocar em uma verdadeira posição na ‘realidade’, como uma pessoa/personagem e não um boneco.

O personagem ‘original’ apresentado nessa série é um astronauta, capitão da equipe da Aliança Lightyear. Buzz é um patrulheiro do espaço da Aliança Intergaláctica e está localizado no Quadrante Gama, Setor 4. Buzz é o filho do Imperador Zurg, mencionado em ‘Toy Story 2‘ e em ‘Buzz Lightyear do Comando Estelar’.

Nessa ampliação, Buzz passa a se tornar um personagem com história de origem, da qual influenciou e inspirou o boneco que tanto amamos de ‘Toy Story’ — em uma espécie de linha de tempo inversa, assim como acontece com os filmes de Star Wars, por exemplo.

‘Lightyear’, nova animação da Disney, chega para nos apresentar a história do patrulheiro espacial que inspirou o boneco Buzz de ‘Toy Story’ e que anteriormente vimos na série ‘Buzz Lightyear do Comando Estelar’. 

Depois de terminar o trabalho em ‘Procurando Dory’ (2016), o diretor MacLane, um fã de ficção científica, lançou a ideia de fazer um filme sobre Buzz Lightyear na Pixar. ‘Lightyear’ conta a história do jovem astronauta Buzz Lightyear, que, depois de ser abandonado em um planeta hostil com seu comandante e tripulação, tenta encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e do tempo, enquanto também enfrenta uma ameaça à segurança do universo. 

Para referenciar os filmes de ficção científica que o diretor cresceu assistindo, os animadores queriam dar ao filme um visual “cinematográfico” e “volumoso”. Nessa nova saga, Buzz ganha vida na voz de Chris Evans na versão original em inglês, e no Brasil, Marcos Mion faz as honras de seu antecessor Guilherme Briggs, que faz a icônica voz de Buzz em’ Toy Story’.

Portanto, de forma resumida e menos confusa, o Buzz que conhecemos de ‘Toy Story’ (1995) é, tecnicamente, um boneco do Buzz de ‘Lightyear’ (2022), que trará a história da série animada (2000).

‘Lightyear’ chega com exclusividade aos cinemas em 00 de junho de 2022 e depois ao Disney+.

Total
0
Share