Referências de cinema: 5 clipes nacionais inspirados em filmes

Separamos uma lista com 5 clipes nacionais com referências de cinema que provam que a arte se inspira na arte.

A arte imita a arte e não é de hoje, Madonna, Ariana Grande, Thirty Seconds To Mars, Rita Ora, Troye Sivan e Charli XCX são só alguns dos artistas internacionais que se inspiraram e usaram referências de cinema em seus clipes.

Esses easter eggs cinematográficos nos clipes podem ser escondidos ou até mesmo aparecer de forma óbvia em cada produção e não são uma particularidade só dos artistas estrangeiros não.  

O Brasil também está atento às tendências e conta com uma lista de inspirações bem legais em grandes folhetins das telonas. Separamos uma lista com 5 deles:

Anitta, “Boys Don’t Cry”

Beetlejuice (1988)’, ‘Titanic (1997)’ e ‘Meu Namorado é um Zumbi (2013)’ são só algumas das inspirações mais evidentes presentes no clipe da ‘Girl from Rio’. Porém se prestar bastante atenção nos detalhes você ainda é capaz de encontrar cenas inspiradas em ‘Noiva em Fuga (1999)’ e até mesmo ‘Harry Potter (2001)’.

Anavitória e Duda Beat, “Não Passa Vontade”

A colaboração do trio de cantoras rendeu uma música super gostosa e com grandes referências ao cinema. Logo no início do clipe já é possível identificar cenas de ‘Pequena Miss Sunshine (2006)’, ‘Encontros e Desencontros (2003)’, ‘Quero Ser John Malkovich (1999)’ e muitos outros – dos clássicos indie aos romances como ‘500 Dias com Ela (2009)’ e ‘As Vantagens de Ser Invisível (2012)’.  

Ludmilla, “Cheguei”

Lançado em 2017, o vídeo clipe de ‘Cheguei’ da cantora é completamente inspirado em ‘Meninas Malvadas (2004)’. Nele, a dona e proprietária do Numanice, encarna a própria Regina George e dança pelos corredores. O clipe, ainda conta com a participação de influencers, Youtubers e com a também cantora, Lia Clark.

Curiosidade: apesar de não ter ligação alguma, o clipe de ‘thank u, next (2019) de Ariana Grande também usou o mesmo filme como fonte de inspiração. Contando com a presença de nomes como Kris Jenner (mãe de Kim Kardashian) e Liz Gillies (atriz da série ‘Dynasty’ que lembra Lindsey Lohan quando mais nova).

Jão, “Idiota”

Apesar do nome da música, o artista pop brasileiro não foi nenhum pouco idiota nas referências cinematográficas de seu clip. Nele, Jão inclui além de filmes internacionais, uma menção a um sucesso do cinema e um romance nacional.

Entre as principais inspirações do vídeo clipe estão ‘Titanic (1997)’, ‘10 Coisa que Eu Odeio em Você (1999)’, ‘O Segredo de Brokeback Mountain (2005), ‘Homem-Aranha (2002)’ e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)’.

Além disso, o intérprete e compositor do álbum ‘SUPER’ faz uma menção honrosa ao romance de Ayrton Senna e Xuxa Meneghel.

Pedro Sampaio e Luísa Sonza, “ATENÇÃO”

No feat com a cantora e atração do Lollapalooza 2024, Luísa Sonza, Sampaio trouxe referências extremamente claras ao filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)’. Ambientado em um ambiente de doces, o vídeo conta não só com os Golden Tickets, como também com a presença dos famosos ajudantes de Willy Wonka, os Oompa Loompas.

Estes são só alguns dos clipes nacionais que homenageiam o cinema nacional e internacional para contar suas histórias. Glória Groove, Manu Gavassi, Emicida, Duda Beat e muitos outros artistas entregaram obras visuais com inúmeras cenas inspiradas nas obras das telonas. Você conhece mais clipes e artistas que desenvolveram trabalhos com cenas de cinema?

Total
0
Share