Chegou aos cinemas o tão aguardado Homem com H. Estrelado por Jesuíta Barbosa, o filme acompanha o grande nome da MPB Ney Matogrosso ao longo de sua vida, desde a conturbada infância, passando pelo início de sua carreira com a banda Secos e Molhados, suas paixões e o seus sucessos solos, em um retrato delicado, poético e cru sobre um personagem tão icônico.
O lançamento chega junto a leva de cinebiografias que aconteceu na última temporada de premiações, com A Complete Unknown sobre Bob Dylan, Maria de Maria Callas e também Better Man, que trouxe a proposta ousada de contar a história do cantor britânico Robbie Williams como um macaco em CGI.
Este fenômeno está tão intenso no cinema atual que em abril desse ano, após meses de especulações, o diretor Sam Mendes apresentou oficialmente o elenco da tetralogia de filmes entitulada: The Beatles – A Four-Film Cinematic Event, estrelada por Paul Mescal (Paul McCartney), Harris Dickinson (John Lennon), Barry Keogh (Ringo Starr) e Joseph Quinn (George Harrinson). Com previsão de lançamento para 2028, cada um dos quatro filmes trará a história da banda mais marcante do século XX pelo ponto de vista de cada integrante.
Com todo este tema tão explorado por Hollywood, o escutai traz uma seleção de cinebiografias de grandes artistas e aonde assistir:
Johnny and June (2004)
Disponível em Disney+
Do mesmo diretor de “A Complete Unknown”, James Mangold, Johnny e June conta a história do cantor e compositor, Johnny Cash, interpretado por Joaquin Phoenix, de sua infância pobre, sua carreira no country, seus vícios e, obviamente, sua paixão e relacionamento com June Carter (Reese Whiterspoon).
O filme não chega a mostrar a vida de Cash, falecido em 2003, até a fase madura, mas finaliza em um momento de virada de chave para o artista – sua apresentação na prisão segurança máxima, a Folsom.
Elvis (2022)
Disponível em Max
Considerado até uns anos atrás como o Rei do Rock, Elvis Presley recebeu sua cinebiografia em 2022, estrelada por Austin Butler e Tom Hanks.
Dirigido por Baz Luhrmann, o filme segue uma dinâmica extravagante, dramática e quase teatral que, com toda certeza combina muito com Elvis Presley, que ao longo da vida esbanjou uma personalidade marcante, roupas inesquecíveis e muitos escândalos.
2 Filhos de Francisco (2005)
Disponível em Amazon Prime e Max
Baseado na história da dupla Zezé DiCamargo e Luciano, 2 Filhos de Francisco acompanha a vida da família Camargo desde a infância pobre, a perda de um irmão até o estrelato. Protagonizado por Ângelo Antônio, como Francisco, pai de Emival (Marcos Henrique), Zezé/Mirosmar (Dáblio Moreira e Márcio Kieling) e Luciano/Welson (Thiago Mendonça), o filme ganhou muita notoriedade no país ao retratar a dura vida sertaneja, o amor pela música e a jornada de prosperidade que os artistas alcançaram ao longo de mais de 20 anos de carreira.
Minha Fama de Mau (2019)
Disponível em Netflix
Celebrando a Jovem Guarda, período dos anos 1960 em que o rock and roll chegou ao Brasil, Minha Fama de Mau conta a história de Erasmo Carlos (Chay Suede), Roberto Carlos (Gabriel Leone) e Wanderléa (Malu Rodrigues), três grandes nomes da época. Mostrando todo o fervor da época e momentos marcantes, como a composição de canção “Amigo”, o filme segue os moldes dos musicais jukebox e traz os maiores sucessos da Jovem Guarda.
Controle – A história de Ian Curtis (2007)
Disponível em MUBI
Conhecidos por serem um dos grandes nomes do pós-punk mundial, a banda Joy Division, comandada por Ian Curtis teve uma existência breve, mas marcante, que é retratada em Controle.
Baseado no livro de Deborah Curtis, viúva de Ian, e dirigido pelo fotógrafo e cineasta Anton Corbjin, a cinebiografia mostra a formação do grupo, a adolescência e juventude do vocalista, além de sua luta contra a depressão e a epilepsia.