5 performances de Madonna que moldaram a cultura pop

Prestes a fazer o maior show de sua carreira no Brasil, relembramos agora cinco outras performances incríveis de uma das maiores estrelas pop do mundo.


Irreverência, talento, criatividade e ousadia. Esses são apenas alguns dos ingredientes que compõem Madonna. Chamá-la de artista, estrela ou cantora parece injusto: todos esses adjetivos soam pequenos para categorizar uma pessoa que rompeu todas essas barreiras e muitas outras.

Com um impacto cultural inestimável e um legado vivo que se renova a cada dia, Madonna foi a responsável por inúmeros tabloides, debates e barreiras sendo rompidas aos olhos de qualquer um que tivesse acesso a algum meio de notícias. E agora, para relembrar alguns dos nossos momentos favoritos em que a artista pegou um microfone, subiu ao palco e mudou a história, aqui está um top 5 — difícil de ser feito diante o arsenal de história — com algumas das performances mais incríveis já feitas.

5. Like a Virgin (The Blonde Ambition Tour 1990)

Com um corset dourado e uma cama de veludo vermelho, ela se preparava para fazer história. A performance de Like a Virgin na Blonde Ambition Tour foi tão polêmica que conseguiu criar conflitos com a polícia e o Vaticano em diferentes apresentações. Tudo porque a cantora simulava masturbação feminina no palco e se negava a retirar ou alterar a performance. Com direito a um convite para que o Papa assistisse à apresentação, o momento do show fez com que Madonna sofresse sua segunda excomungação da Igreja: uma forma de “expulsão” da organização. Polêmica na certa!

4. Live to Tell (Confessions Tour 2006)

Motivo da cantora ser excomungada da Igreja Católica pela terceira vez, a performance brilhante de Live to Tell é um dos atos mais icônicos da carreira da artista. Exibida em uma cruz de espelhos — com coroa de espinhos e tudo —, a artista apresentava o clássico enquanto uma numeração corria no telão. Ao final, a explicação para o número: na época, 12 milhões de crianças se tornavam órfãs de pais vítimas da AIDS. Procurando iluminar a causa, Madonna ainda trazia um versículo bíblico que dizia: “E Deus respondeu: tudo o que fizerem a pelo menos um de seus irmãos, vocês terão feito por mim”.

3. Vogue (MTV Awards 1990)

Com uma performance teatral e caricata, Madonna se inspirava em Maria Antonietta para apresentar seu clássico atemporal. Rodeada de dançarinos e elementos que remetiam à França do século 17, na divertida e icônica performance não faltaram dançarinos, coreografia e inventividade.

2. She’s Not Me (Sticky and Sweet Tour 2008)

Parte de uma das turnês de maior sucesso na história, a apresentação de She’s Not Me é cheia de energia, carisma e autorreferência. Cantando sobre uma impostora que quer roubar tudo que é dela — inclusive o namorado, Madonna duela com 4 versões anteriores e consagradas de si mesma, prova do próprio beijo e confirma: ela é a maior.

1. Like a Virgin (VMA 2003)

Ela tinha um terninho, duas noivas e um sonho. Provavelmente a apresentação mais comentada da história da cantora, a polêmica com direito a beijo em Britney Spears e Christina Aguilera gera repercussão até hoje, seja pela irreverência, artisticidade, originalidade ou pela reação impagável do Justin Timberlake ao presenciar mais uma cena da história sendo feita.

Total
0
Share