Pânico é sem sombra de dúvidas uma das franquias de terror slasher mais renomadas da história do cinema. A produção, que consagrou o assassino ‘ghostface’ como parte do panteão de serial killers mais famosos do cinema, retornou no ano passado para os cinemas após cerca de 10 anos sem novos filmes.
Separamos 5 bons motivos que tornam a franquia especial e que são suficientes para te motivar a maratonar os filmes pela primeira vez ou simplesmente revê-los antes de assistir a nova produção.
5. Uma homenagem ao cinema
Os filmes de ‘Pânico’, são uma grande homenagem ao cinema como um todo. Em todas as edições o filme faz questão de enaltecer a 7ª arte, criando sempre personagens aficionados por ela ou que simplesmente conhecem filmes como ninguém.
Outra curiosidade que agrega valor a este atributo, é que da segunda produção em diante, sempre existe um filme baseado na chacina do filme anterior, ‘Stab’ ou ‘Facada’ é uma franquia dentro da franquia, que é inclusive maior que a original.
4. Um tributo ao gênero
Além de enaltecer o cinema, outro grande trunfo de ‘Pânico’ é trazer um tributo ao gênero do terror e do subgênero slasher. Todos os filmes fazem referências a outros folhetins, entregando curiosidades que normalmente fazem parte do jogo do assassino da vez ou simplesmente por ter um personagem que é absurdamente fã do segmento.
Entre os grandes nomes já citados estão ‘Halloween’, ‘Sexta-feira 13’, ‘A Hora do Pesadelo‘, ‘Psicose‘ e outros. Uma forma clara de homenagear muitas obras que consagraram o subgênero de assassinatos em série no cinema.
3. Elenco estelar
Seja como as estrelas do filme ou fazendo participações curtas, ‘Pânico’ trouxe para seus filmes grandes nomes do cinema veteranos e atuais. A franquia tem no elenco nomes como os protagonistas Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette; E ainda Drew Barrymore, Sarah Michelle Gellar, Jada Pinkett Smith, Emma Roberts, Kristen Bell e até mesmo a estrela de Wandinha, Jenna Ortega.
2. Clichês de qualidade
Uma das maiores qualidades da saga está justamente em seus clichês. Pânico não deixa um deles sequer de fora e isso é o que torna o filme uma celebração do seu gênero. Os filmes inclusive replicam os clichês em todas suas edições, fazendo pequenas mudanças mais sem deixar o que é tão característico presente. Algo que inclusive se torna piada entre os novos personagens.
O telefonema do assassino que marca o início do filme, o fato dos únicos personagens recorrentes da franquia sempre serem atacados pelo ‘ghostface’, mas sobreviverem e até mesmo o fato do assassino da vez sempre voltar “da morte” para levar um tiro final. Tudo isso poderia ser chato por se repetir, mas é justamente o que torna a obra algo tão divertido de assistir.
1. Absurdos e exageros
O que faz a franquia ser tão incrível é que ela não tem medo de exagerar. Os absurdos tornam tudo ainda melhor, não importa se uma pessoa recebe 7 facadas seguidas em lugares absurdos (até mesmo na cabeça), ela ainda consegue ter forças para lutar com o assassino e tentar fugir.
Uma das características principais do exagero no gênero é a quantidade excessiva de sangue, que de tão absurda, deixa as cenas ainda mais legais. Além do fato de que muitas vezes a motivação dos novos assassinos é a fama ou o próprio gosto por filmes de terror.
Pânico é uma franquia que após 27 anos ainda consegue ser incrível, divertida e bem construída. Os filmes seguem entregando entretenimento e sabendo se renovar sem perder a sua essência. Sem dúvidas uma franquia que marcou e ainda vai marcar muitas gerações.