5 séries sobre música para maratonar

Para facilitar a sua busca quando quiser assistir uma série sobre música, aqui está uma seleção de obras que valem a pena ser maratonadas.

Existem mais séries que falam de música do que apenas Glee. Apesar de sofrerem a maldição do “cancelamento” – é comum que conteúdos audiovisuais com este tema sejam canceladas precocemente -, mesmo aquelas obras que não têm continuação acabam tendo seu valor e, logo, valem a pena de ser assistidas. Aqui vai uma lista com cinco séries para maratonar no seu tempo livre:

Hit Parade

Trata-se de uma série brasileira de qualidade lançada no pior cenário do cinema nacional. A obra aborda o ambiente do entretenimento oitentista no Brasil, e é possível perceber diversas referências a essa atmosfera, como os programas “Cassino do Chacrinha” e “Viva à Noite”, bem como aos protocolos da Som Livre, uma das maiores gravadoras do país.

A sátira apresenta a história de Simão, um jovem compositor que enfrenta empecilhos para se inserir no mercado fonográfico. Diversas situações desafiadoras e desrespeitosas lhe são apresentadas, de modo com que Hit Parade se transforma, por vezes, em um drama. 

Um ponto graficamente curioso é que a série não dispõe de uma logo específica: cada episódio conta com um design diferente, porém sempre estilizados com luzes neons, sucesso à época em que a obra se passa. Ah, e algumas cenas de Hit Parade foram gravadas em Belo Horizonte!

Onde assistir: Globoplay

High Fidelity

Esta série surge a partir de um remake do filme “Alta Fidelidade” que, por sua vez, é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Nick Hornby. Na versão seriada, o nome da obra foi mantido em inglês, e a trama acompanha a dona de uma loja de discos Rob. Ao longo dos episódios, a personagem interpretada por Zoe Kravitz – que também produziu e escreveu o roteiro de High Fidelity – relembra alguns de seus relacionamentos passados, pontes que realiza a partir da música.

Apesar de seguir os padrões do filme/livro, os rumos originais são um pouco perdidos ao passar dos episódios. Dessa forma, High Fidelity se torna uma série de romance, porém seu distanciamento do enredo original não faz com que a série deixe de ser atraente. Quanto aos aspectos técnicos, a série oferece uma aula de narrativa e montagem, além, é claro, de conteúdo musical para o repertório dos espectadores. 

Onde assistir: Star+ e Amazon Prime Video

Vinyl

Um encontro entre duas estrelas do entretenimento resultou em um produto audiovisual magnético: Mick Jagger e Martin Scorsese se uniram para realizar a série “Vynil”. Produzida pelo músico e dirigida pelo cineasta, a obra aborda a temática da música dos anos 1970 a partir da vivência da personagem Richie Finestra, interpretada por Bobby Cannavale. Richie é um executivo de uma grande gravadora que, perdendo o posto de líder do mercado fonográfico, tenta encontrar maneiras para que sua empresa não seja vendida. No entanto, o enredo não se restringe apenas às suas dificuldades profissionais, mas também às pessoais: o executivo tenta fazer um malabarismo entre seu trabalho, sua família e seu vício em drogas.

Vinyl é uma mistura entre High Fidelity e Hit Parade, já que mostra como a indústria da música se impõe sobre os artistas, combinado a uma abordagem mais interna das personagens principais. O seriado tem um elenco de peso: Olivia Wilde, June Temple, Ray Romano e, como já mencionado, Bobby Cannavale. James Jagger, filho de Mick Jagger, conta com algumas participações em Vinyl.

Onde assistir: HBO Max

The Get Down

Para quem não conhece a origem da cultura hip-hop dos Estados Unidos, “The Get Down” é uma excelente pedida. Nascido no Bronx, bairro de Nova Iorque, o gênero musical se apresenta ao espectador a partir da tentativa de jovens moradores do local de criar sua própria expressão artística por meio da música, distante do mercado exaustivo do mercado fonográfico. A obra se situa no final da década de 1970 e oferece um vasto conhecimento de temas como arte, história, sociologia e moda. Além disso, The Get Down trata de uma temática atual e bastante discutida: a apropriação cultural. 

Assim como High Fidelity e Vinyl, The Get Down também foi cancelada antes de seu término, o que levanta questões acerca do cancelamento de séries sobre música: por que elas não dão certo? No caso da obra que resgata as raízes do hip-hop, um dos maiores obstáculos foi o preço pago para suprir os direitos das canções utilizadas ao longo dos episódios. The Get Down ocupou, por tempos, o posto de série com o maior orçamento da Netflix. 

Onde assistir: Netflix

Sintonia

Aqui vai outra sugestão de série nacional! Sintonia é uma obra criada e dirigida pelo empresário KondZilla – se você está por dentro do ambiente do funk brasileiro, você com certeza já ouviu falar o nome do empresário, que ergueu um verdadeiro império acerca de tal gênero musical. Seu trabalho surge como uma tentativa de arrancar os estigmas que circundam o funk, e mostrar as diferentes facetas do estilo. 

O elenco traz nomes que se encontram inseridos na cena funkeira, como Christian Malheiros, que interpreta Doni, MC Jotta Pê, que representa Nando, e Bruna Mascarenhas, que dá vida a Rita. A aparência de Sintonia é crua, o que agrega uma beleza que nem sempre é vista nas periferias – a série, por sua vez, foi gravada na favela do Jaguaré, em São Paulo, e concede uma visibilidade à comunidade e seus moradores.

Onde assistir: Netflix

Total
0
Share