Descobrir que um parente querido está com uma doença grave não é um dos melhores momentos da vida de ninguém. Ainda mais se você não o vê a muito tempo.
O filme ‘A Despedida’ é uma história baseada em fatos reais. A escritora e diretora do longa, Lulu Wang, nasceu na China mas foi criada em Nova York. Seus avós e alguns parentes continuaram na Ásia, mas a proximidade entre a família sempre esteve presente.
Até que em um momento, a matriarca da família, chamada carinhosamente de Nai Nai é diagnosticada com um câncer no pulmão e os médicos dão apenas três meses de vida para a senhorinha. O grande triunfo da história é: ela não sabe e nem pode saber do diagnóstico, por isso para reunir a família para rever a avó, é inventado um casamento falso entre um primo e sua namorada de apenas três meses.
Mesmo que a premissa pareça ser triste e tem uma temática sensível para uns, o roteiro reúne até alguns momentos engraçados e leves, principalmente pela simpatia de Nai Nai, que é doce e alegre. Awkwafina é um espetáculo à parte na atuação. A atriz que começou a ganhar notoriedade na internet como rapper, conseguiu alavancar a carreira como atriz em filmes como Podres de Ricos e 8 mulheres e um segredo.
Alguns momentos do filme podem fazer você chorar feito um bebê e outros farão você rir e não saber se torce para a vovó descobrir ou não sobre a doença. Outro motivo que torna esse filme um tesouro, é a experiência de imersão cultural da China, a história em diversos momentos é falada em Mandarim e as diferenças culturais entre ocidente e oriente são pontos bastante abordados.
Por ser contada por uma pessoa que faz parte da cultura chinesa, estereótipos e afloramentos dos costumes da China não acontecem aqui. Inclusive esse foi um dos pontos que a diretora lutou para ter no filme. Lulu explicou em entrevistas que algumas produtoras americanas queriam que o filme fosse 100% falado em inglês e até que Billi (Awkwafina) tivesse um namorado americano. Isso não aconteceu e a história ganhou diversos prêmios da crítica especializada e até foi indicada a um Globo de Ouro em 2020.
Filmes assim podem ser difíceis de assistir para alguns, mas a preciosidade e sensibilidade familiar abordadas na história são elementos que valem a pena. Além de ser um filme que pode ser assistido com tranquilamente com toda a família do lado.