07 artistas negros para celebrar o 20 de novembro

7 mentes brilhantes da nossa MPB que fizeram e continuam fazendo história

Dia 20 de novembro é o dia, no Brasil, da Consciência Negra, destinado a celebrar a cultura afro-brasileira, intensificar e trazer visibilidade a luta do movimento negro e suas consequências para a formação da nossa cultura e população.

Com isso, nós não poderíamos deixar de trazer um especial recomendando alguns artistas negros brasileiros que deram e dão seu nome na criação da música popular do Brasil como conhecemos hoje. Este primeiro post contará com artistas masculinos, com sua contribuição para a indústria e recomendação dos seus melhores álbuns.

Ocupação Cartola - Nós dois

Cartola

Cartola foi um cantor, compositor, poeta e musicista de samba e um dos precursores do gênero no Brasil, considerado por muitos o maior sambista da história. Sua história, pautada por pobreza e dificuldades, também revela uma carreira de inspirações imensas (levadas a criar a Estação Primeira de Mangueira), com composições famosas interpretadas por cantoras no nível de Carmen Miranda, e finalmente com seus quatro discos-solo, tendo como grandes sucessos O Mundo é Um Moinho, As Rosas Não Falam e Preciso Me Encontrar.

Sugestão de disco: Cartola (1976)

Milton Nascimento estreia show politizado em São Paulo | Metro Jornal

Milton Nascimento

Milton Nascimento foi um cantor, compositor e musicista brasileiro, mundialmente reconhecido como um dos mais influentes para a criação da MPB (Música Popular Brasileira). Milton já teve parceiros musicais como Björk, Duran Duran e Wayne Shorter, e Chico Buarque, Maria Bethânia e Gilberto Gil. É dono de cinco Grammys, sendo um deles o de Best World Music Album, em 1997. Sua canção de maior sucesso é Maria Maria, dona de regravações desde o lançamento em 1978 até os dias atuais.

Sugestão de disco: Clube da Esquina (1972)

Home — Djavan

Djavan

Djavan é um cantor, compositor e musicista brasileiro, conhecido por suas composições metafóricas e cheias de “cores”, linguagens distintas das construções letristas da época. Djavan também é conhecido por unir gêneros sul-americanos com a música popular dos Estados Unidos, do continente africano e até da Europa. Teve canções regravadas por nomes como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Roberto Carlos e Gal Costa, além de duetos com Chico Buarque e Aldir Blanc. Entre seus principais sucessos estão Eu Te Devoro, Açaí, Lilás, Seduzir e Flor de Lis.

Sugestão de disco: Alumbramento (1979)

Tim Maia: as 8 melhores músicas do rei do soul brasileiro

Tim Maia

Tim Maia foi cantor, compositor, produtor, maestro e instrumentista, responsável por introduzir os gêneros de soul e funk na música popular brasileira, além de ser reconhecido como um dos maiores ícones da nossa cultura musical. A revista Rolling Stone Brasil considerou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos. Tem no seu currículo canções marcantes como Gostava Tanto de Você, Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar) e Descobridor dos Sete Mares.

Sugestão de disco: O Descobridor dos Sete Mares (1983)

Sou Lula Livre, mas não necessariamente para votar nele, diz Gilberto Gil -  27/08/2018 - Ilustrada - Folha

Gilberto Gil

Gilberto Gil é um cantor, compositor, instrumentista e produtor musical brasileiro, conhecido por ser um dos expoentes da MPB e por ser vencedor de prêmios como o Grammy Latino e Grammy Americano. Gil tem mais de 50 álbuns lançados na carreira, com gêneros tipicamente sul-americanos, além de conter influências de rock, batidas africanas, funk, disco e reggae. Tem como contribuições para a música parcerias com Caetano Veloso – que rendeu Alegria, Alegria, um dos hinos brasileiros contra a ditadura, e ajudou a criar o movimento Tropicalista, o maior divisor de águas na história da música do Brasil.

Sugestão de disco: Expresso 2222 (1972)

Racionais MC's traz turnê " 3 Décadas" ao Recife: "Nossa música não tem  fronteiras" - Blog Social 1

Racionais MC’s

Racionais MC’s é um grupo de rap formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. É o maior grupo de rap brasileiro, e o mais influente deste gênero. Suas canções mais famosas denunciam a vida do jovem negro nas favelas, o descaso e violência policial, e a influência do racismo e preconceito na vida dos negros no Brasil. Também tratam sobre drogas e exclusão social em suas obras. Entre as músicas mais conhecidas, temos Vida Loka e Negro Drama.

Sugestão de disco: Nada Como um Dia Após o Outro Dia (2002)

Emicida comemora 10 anos de carreira com show em Porto Alegre

Emicida

Emicida é um rapper, cantor e compositor brasileiro, considerado uma das maiores revelações do gênero hip-hop no Brasil pós anos 2000. Emicida também é um grande nome na luta racial brasileira, tendo entre suas apresentações denúncias de violência policial e descaso e invisibilização do jovem negro. Foi o primeiro rapper brasileiro a se apresentar no festival de música Coachella. Em 2020, Emicida ganhou seu primeiro Grammy Latino pelo álbum AmarElo. Tem na carreira músicas com o compositor e rapper Criolo, e com as cantoras Vanessa da Mata e Pabllo Vittar. Entre as canções mais conhecidas estão Então Toma, Passarinhos e AmarElo.

Sugestão de disco: AmarElo (2019)

BÔNUS:

Jorge Ben Jor – Sugestão de disco: A Tábua de Esmeralda (1974)

Chico Science – Sugestão de disco: Da Lama ao Caos (1994)

Paulinho da Viola – Sugestão de disco: A Dança da Solidão (1972)

Related Posts

leia mais

Seis produções para você mergulhar no mundo da medicina

São seis produções que mergulham fundo no contexto médico, cada uma com sua perspectiva única e narrativas cativantes, garantindo que você não fique sem ter o que maratonar e explorar os diversos ângulos desse universo fascinante.
Total
0
Share