O cantor baiano Baco Exu do Blues, que entrou no line up da 10ª edição do Lollapalooza Brasil após a desistência de Willow, fez uma apresentação empolgante e repleta de hits. Apesar de ter entrado no elenco do festival de última hora, Baco entregou uma apresentação viva e tocante.
Homenagens e heranças
Na abertura, o artista apresentou imagens de diversas personalidades negras, como Elza Soares, Nelson Mandela, Muhammad Ali e Tupac Shakur. A vereadora Marielle Franco, que foi assassinada em um atentado há cinco anos, também fez parte do elenco. Alheia às homenagens às vozes da negritude, Gal Costa, conterrânea de Baco e uma das maiores vozes da música, também teve seu destaque no telão.
Durante o show, como já é de costume, Baco deu espaço para que as backing vocals Aísha, Alma Thomas e Mirella Costa brilhassem no palco – Mirella, inclusive, teve grande responsabilidade na apresentação. Isso porque cantou a faixa “Força Estranha”, imortalizada na voz de Gal Costa, que faleceu em 2021, à capella. Além do encantamento causado pela performance da artista, o show de Baco foi um espetáculo em conjunto. Outras faixas que integraram a setlist do cantor baiano foram “Sinto Tanta Raiva”, “Queima Minha Pele”, “Hotel Caro” e, é claro, “Flamingos“.
A voz potente de Baco
Baco se apresentou no último dia do festival, mesma data em que o cantor Drake subiria ao palco. No entanto, sem motivos concretos, o canadense cancelou sua performance em terras brasileiras menos de 24 horas antes de seu show previsto. A organização do Lollapalooza foi ligeira e escalou o DJ Skrillex para substituir Drake. Porém, o cancelamento do canadense não passou em branco para Baco Exu do Blues, que ressaltou que os artistas brasileiros não devem nada para nenhum artista do mundo.
Com tantos momentos envolventes, sua performance só não foi mais emocionante pois um estiramento na panturrilha do cantor o impediu de se jogar na plateia, como ele havia planejado. Apesar desse empecilho, a sinceridade do artista era perceptível. Mesmo sem se jogar no público, Baco Exu do Blues entrou de cabeça na tarefa de entreter o público do Lollapalooza.