Em 1921, “O Gabinete do Dr. Caligari”, o primeiro longa de terror chegava ao mundo no cinema. Seguindo o estilo expressionista, a película alemã foi revolucionária e inovou ao desenvolver um dos gêneros mais amados pelo público: O terror. Para se aprofundar nessa história, o Museu da Imagem e do Som traz a exposição “Terror no Cinema”, que em 14 espaços, mostrará a expansão a do estilo desde o início do século XX.
Primeiramente, vale ressaltar: para além de informações, o MIS busca trazer uma experiência imersiva aos espectadores. Com botões interativos e salas que reproduzem cenas populares dos filmes, você “sente na pele” o que é ser a vítima de Michael Myers, do Tubarão ou até de uma entidade maligna.
Ademais, para contar a história do cinema de terror, o museu decidiu dividir os espaços pôr subgêneros do terror: slasher, vampiros, labirintos, ficção científica, fitas macabras, terror com comédia, zumbi, animais assassinos, endemoniados e giallo.
Falando em labirintos, este é um dos espaços mais apavorantes e para não perder o mistério, só será dito que: na próxima vez que eu você for ao cinema, terá mais empatia por aquele personagem que sempre é xingado por não ir para a direção segura.
Além dos diversos espaços imersivos, a exposição também traz uma gama de objetos das grandes franquias mundiais, como as máscaras da saga “Pânico”, estátuas dos monstros e figurinos icônicos, como as roupas de Helena Bonham Carter e Johnny Depp em “Sweeney Todd”.
O MIS alocará “Terror no Cinema” até dia 19 de novembro, portanto, para todos os entusiastas de uma história arrepiante, essa é uma exposição essencial. Vale lembrar que o museu quis tornar a experiência de todos ainda mais completa, por isso, o uso de celular foi restringido, assim, ninguém terá nenhum spoiler do local tão profundo e divertido.
Para garantir seu ingresso acesse o site.
MIS @ Terror no Cinema
Seu endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa
São Paulo – SP, Brasil
CEP 01449-000