A fúria de Ratos de Porão nunca foi escondida em suas músicas. Formada em 1981, a banda pode ser considerada um fenômeno do punk nacional, sendo surpreendente que, até hoje, a força dentro do gênero seja mantida por eles, além de serem conhecidos fora dele. Atualmente composta por João Gordo, Jão, Boka e Juninho, várias fases foram vividas pelo quarteto, com diferentes músicos passando por sua formação, mas a resiliência foi mantida, tornando suas músicas cada vez mais reflexivas sobre a situação do Brasil. O punk tem sido usado como direção principal de seus trabalhos, mas as questões sociais inseridas em suas composições foram elevadas a um fator igualmente poderoso.
O último disco, “Necropolítica“, foi concebido como uma provocação intensa, onde letras agressivas e destemidas foram utilizadas para expor os abusos e a violência propagada por movimentos de extrema-direita, além de críticas incisivas serem feitas sobre os tipos de pessoas que compartilham dessas visões. As composições do álbum são simplificadas, mas a simplicidade foi utilizada como a maneira mais direta para expressar claramente as opiniões da banda sobre a sociedade atual. Ao ouvir a discografia da banda paulista, rapidamente se percebe que a música deles é movida por atitude, pois não se pode dar play em outras obras como “Homem Inimigo do Homem” ou “Onisciente Coletivo” e permanecer indiferente.
Cada momento da carreira de Ratos de Porão foi transformado em uma plataforma para expressar o rock pesado, tanto musicalmente quanto em formato de crítica. Inserida em movimentos onde a expressão de artistas e fãs é predominante, a banda nunca passou ilesa de críticas durante sua trajetória. Nos anos 80, opiniões foram divididas sobre suas sonoridades e apresentações, gerando até rixas, mas a consistência foi mantida. Atualmente, um ritmo frenético foi adotado em relação às turnês.
Com uma recente passagem pela Europa, onde, mal um show terminava, já era necessário se preparar para pegar um avião para o próximo destino, a agenda nacional também não dá trégua. Entre shows solo, Ratos de Porão foi escalada para a edição de 2024 do famoso festival KNOTFEST. A expectativa é que a apresentação seja marcada por uma loucura composta de som bruto e declarações contra personalidades vistas como ídolos por extremistas, exatamente o que sempre foi feito pela banda, de forma destemida.
***
Ratos de Porão se apresenta no sábado, dia 19 de outubro, no KNOTFEST Brasil.