Galeria de Arte da Univali recebe exposição de residência artística no Costão Verde Mar

Mostra reúne trabalhos das artistas Mariana Ferret, Sarah Uriarte e Iáscara Oara de Jesus, que, durante o período imersivo, desenvolveram processos criativos voltados à experimentaçã

No próximo dia 14 de outubro, a Galeria de Arte da Univali abre a exposição coletiva resultado da residência artística realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, no Costão Verde Mar, localizado no bairro Gravatá, em Navegantes.

A mostra reúne trabalhos das artistas Mariana Ferret, Sarah Uriarte e Iáscara Oara de Jesus, que, durante o período imersivo, desenvolveram processos criativos voltados à experimentação, à troca de saberes e ao diálogo entre arte, educação e pesquisa.

A residência artística teve como proposta proporcionar um espaço de convívio e investigação entre artistas de diferentes linguagens e trajetórias. O encontro no Costão Verde Mar possibilitou reflexões sobre corpo, território e memória, resultando em obras que transitam por múltiplos suportes — como fotografia, performance, escrita, audiovisual e artes visuais.

As artistas participantes

As artistas Mariana Ferret, Sarah Uriarte e Iáscara Oara de Jesus reúnem trajetórias diversas que se cruzam na intersecção entre arte, pesquisa e educação. Mariana, natural de Itajaí (SC), é artista e gestora cultural multidisciplinar, idealizadora do Alma Festival (2025) e atua na valorização de mulheres artistas por meio de projetos em artes visuais, literatura, dança e audiovisual. Sarah, mestre em Artes Visuais e Conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina, investiga as relações entre fotografia, performance e escrita em produções de caráter interdisciplinar. Já Iáscara, doutora em Educação e integrante do GEPEC/Univali, desenvolve pesquisas e trabalhos que conectam arte, linguagem, moda, direito e sociedade sob uma perspectiva transdisciplinar.

A exposição é resultado direto desse processo de imersão, apresentando ao público não apenas as obras finais, mas também a potência do percurso criativo e das experiências compartilhadas.

“A residência foi um espaço de escuta, experimentação e convivência. A exposição agora revela esses atravessamentos, mostrando como diferentes trajetórias artísticas podem dialogar e criar em conjunto”, destacam as artistas.

***

O projeto foi aprovado no Edital de Chamamento Público nº 50/2024 – Circuito Catarinense de Cultura (PNAB SC 2024), através da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Conta com patrocínio do Porto de Santos, Porto de Itajaí e Ministério de Portos e Aeroportos, além do apoio da Univali, Costão Verde e Mar, Violeta Consultoria de Acessibilidade, Pizzaria Jacaré Vermelho, Vegan Rolê, Papelaria Colegial, Espaço Prosper, Pão da Brava, Yanagi Sushi e Instituto Entrelaços.

Related Posts

Total
0
Share