AFROPUNK Bahia confirma Dawer x Damper como uma das atrações internacionais de 2022

Duo afrofuturismo de colombianos é apenas uma das atrações internacionais

Em constante expansão mundial com sua pegada afro-futurista e latino-americana, os irmãos Dawer x Damper — porta-vozes da comunidade negra ao visibilizar a luta e marginalização — são confirmados como a primeira atração internacional do AFROPUNK Bahia, marcado para os dias 26 e 27 de novembro, no Parque de Exposições, em Salvador.

O duo se junta a potentes referências musicais já confirmadas no evento, como Emicida, A Dama com MC Carol, Baco Exu do Blues, Liniker, Black Pantera, ÀTTØØXXÁ e Karol Conká, Psirico, Mart’nália com Larissa Luz convidando Nelson Rufino e Nic Dias,  Ministereo Público Sound System e Yan Cloud. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla (compre aqui).

Nascidos em Aguablanca, na Colômbia, distrito com uma carga histórica de violência e rejeição, os colombianos Dawer X Damper transformaram suas dores em força ao mostrar as fronteiras invisíveis da marginalidade em direção ao centro urbano. A sensibilidade e preocupação com questões de etnia e cultura tornaram a dupla como símbolo da população afro, expondo, em suas letras e vídeos, reflexões sobre etnia, gênero e política. 

O duo questiona conceitos e regras pré-existentes rompe paradigmas ao questionar os ideais de beleza, raça, gênero e música. Com pegada de afrobeat, dembow e dancehall, os irmãos tiveram a carreira nos holofotes, em 2021, ao participarem da trilha sonora de Ritmo Salvaje, série da Netflix, com os singles, “Me faltas Tu”, “Caramelo”, “Pa Joder” e “Ta Bueno”. As potencialidades das criações da dupla trazem a energia que o público do festival espera.

“Estar no AFROPUNK Bahia é uma realização não só para nós, mas para qualquer grupo afro na Colômbia ou América Latina pela importância e foco do festival”, conta Dawer X Damper. “Vemos como uma oportunidade de continuar conduzindo nosso bairro a outros lugares, e contar nossa própria história, especialmente ao Brasil, país em que sentimos uma grande ligação ancestral”, complementa a dupla.  

Ao trazer o duo colombiano, o AFROPUNK Bahia mostra a expansividade do seu line-up, rico em cultura e representatividade. Com mais de 26 horas de evento e diversos convidados, o público preto se reconecta com sua ancestralidade no festival mais afrocentrado do país. 

Saiba todas as informações e valores do AFROPUNK Bahia 2022

Total
0
Share