Alanis Morissette retrata geração com seu rock atemporal

Dona de hits como “Ironic” e “You Oughta Know”, a cantora canadense volta em março ao Brasil para show no Lollapalooza.


Poucos artistas fizeram um trabalho tão bem feito de marcar e representar uma geração de forma quase irretocável para o futuro. Com sete prêmios Grammy e quase 80 milhões de discos vendidos pelo mundo, Alanis Morissette presenteou o mundo com canções tão marcantes que já pode ser reconhecida sem nem precisar de um sobrenome.

Jagged Little Pill, o segundo disco de sua carreira e seu primeiro lançamento rock e internacional foi um dos álbuns definidores dos anos 90. Lançado em junho de 1995 e prestes a completar 30 anos, o disco foi universalmente aclamado por suas letras honestas, vocais fortes e arranjos ousados.

Provando ser um trabalho atemporal, o disco já ganhou uma versão acústica reimaginada, com instrumentos e vocais mais doces e intimistas, e um relançamento com versões ao vivo. Além disso, Alanis se dedicou por quatro anos à idealização e produção de um musical inspirado nas letras do álbum, o “Jagged Little Pill The Musical”. Também aclamado, a produção recebeu quinze indicações ao Tony Awards – o recordista em indicações naquele ano (2018). A produção ainda foi levou o Grammy de “Melhor Álbum de Teatro Musical”, no mesmo ano.

Além de Jagged, Alanis tem diversos outros álbuns que trazem temas variados, desde dificuldades e traumas da vida à preceitos budistas, que Alanis aprendeu em uma viagem para a Índia após um período conturbado em turnê.

Em trabalhos paralelos, a cantora ainda se tornou colunista para o jornal The Guardian, em 2014, e ainda teve músicas na trilha sonora de filmes como Cidade dos Anjos, O Diabo Veste Prada, As Crônicas de Nárnia e Principe da Pérsia, garantindo até duas indicações ao Globo de Ouro. A cantora também já foi jurada de programas como American Idol, X Factor e The Voice, e atuou em diversos papéis, sendo a Dr. Audra Kitson um dos mais icônicos, na série Weeds.

***

Agora os fãs poderão ver a artista retornar ao Brasil com toda sua versatilidade, trazendo clássicos que marcaram e representaram uma geração e hits atemporais para dois shows eletrizantes, um como headliner no Lollapalooza Brasil dia 29 de março — ao lado de Shawn Mendes — e outro em Curtiba, no dia 30 do mesmo mês.

Related Posts

Total
0
Share