A pluralidade da música brasileira é reconhecida por abarcar as mais diversas manifestações artísticas de um território extenso. Tamanha diversidade rítmica extrapolou fronteiras e serviu de inspiração para anaiis, cantora franco-senegalesa que irá lançar o projeto colaborativo anaiis & Grupo Cosmo, junto dos músicos brasileiros Sessa, Biel Basile e Marcelo Cabral.
O single “Toda Cor”, que abre os caminhos deste trabalho, é uma parceria da artista com uma amiga de longa data, a cantora e compositora baiana Luedji Luna, e estreou nas plataformas digitais em outubro. Já o EP completo tem lançamento marcado para o dia 14 de novembro.
anaiis e Luedji criaram “Toda Cor” em 2020, quando a franco-senegalesa viveu uma residência artística em Salvador. No ano seguinte, as duas se apresentaram no Cultura Inglesa Festival, em um pocket show que aconteceu de forma inteiramente digital. “Eu escrevi a música com a maravilhosa Luedji Luna. Viemos de diferentes partes do mundo, mas sentimos uma imediata irmandade. A música fala sobre nossa conexão transatlântica e sobre a criação de um lar onde quer que estejamos”, reflete anaiis. “’Toda Cor’ é onde a diáspora se encontra. Uma música onde minha poesia se conecta com a poesia de anaiis, essa artista incrível e talentosa. É uma honra fazer parte disso”, afirma Luedji.
Após esse encontro, anaiis descobriu a música de Sessa, Biel e Cabral. Ela retornou ao Brasil em abril de 2023 para trabalhar com os artistas, que também atuaram como co-produtores do trabalho gravado ao vivo, em fita, sem computadores, em Ilhabela, no litoral de São Paulo. anaiis & Grupo Cosmo explora temas profundos como a identidade negra, a maternidade e a conexão com a natureza, evocando a consciência ambiental.
Neste ano, a artista já havia transitado pela música brasileira ao participar do álbum Novela, da cantora Céu, na faixa “Gerando na Alta”. Essa viagem por culturas intercontinentais é intrínseca a anaiis, que já viveu em diversos lugares ao redor do mundo, como Toulouse, na França; Dublin, na Irlanda; Dacar, no Senegal; Oakland, nos Estados Unidos; até se mudar para Londres, na Inglaterra.
Inspirada por Nina Simone, bell hooks e Zanele Muholi, a artista conquistou seu espaço para explorar sons etéreos logo no seu primeiro single, “Nina”, de 2018. O canto de proclamação de liberdade foi seguido por seu álbum de estreia, Darkness at Play (2019). Desde então, ela se consolidou na música e já se apresentou ao lado de nomes importantes, como Erykah Badu, Daniel Caesar e Nick Hakim. Tendo se tornado mãe recentemente, a artista descreve seu próximo projeto como “uma emergência sonora da pessoa que eu estou me tornando neste momento da minha vida”.