Em uma certa bolha só se sabe falar o quanto o carnaval vibrante promovido pelo grupo BaianaSystem é poderoso em inúmeros sentidos. De um tempo até aqui, o trio da banda (intitulado Navio Pirata) vem colecionando inúmeros fãs por algo irreverente: sentir a vibração da união de música e o penso em fazer ela torna-se real.
O que o próprio grupo dizia ser incompreendido é agora aquilo que mais une uma gama de pessoas totalmente entregues a um som que viaja por ondas marítimas reagentes da música alternativa que usa da guitarra baiana com primor.
Totalmente repletas de autenticidade e uma visão técnica impecável de peças do afrofuturismo, assim que se torna possível, a voz de revolução das músicas em si mais a união da voz das pessoas, faz com que seja construída ausência de coreografia; é como se a única coisa permitida fosse sentir e dançar. É tudo colocado na mesa com muita potência.
Texturas da música eletrônica se misturam de um modo técnico totalmente brilhante e com propósito e, ainda se mesclando com a cultura negra em um mix de ritmos latinos que faz o ouvinte se sentir imenso.
O que gera ritmo aqui é um tipo de som que molda e exerce total controle sob quem entende a música do grupo como indo mais além de uma arte feita apenas para mexer. BaianaSystem gera conexão e amplia sentidos no que diz movimento.
Caso haja intenção em ir direto para as músicas do grupo que não passaram despercebidas, é recomendável dar o play em absolutamente qualquer obra da banda para sentir a força. “Lucro (Descomprimindo)”, “Playsom”, “Sulamericano”, “Água”, “Bola de Cristal” e até “Fogo” (de menos de 2 minutos) ou “Azul” (trilha feita para embalar a jornada de um cowboy negro), são apenas nomes para descobrir enquanto se escuta a discografia; afinal não dá para reduzir BaianaSystem a apenas algumas músicas, é incomparável definir o que eles fazem em peças soltas e em um conjunto inteiro.
O ideal mesmo é entrar num tipo de transe passando pelos trabalhos da banda. Na verdade, é de extrema facilidade só entrar em um loop, seja ele um mood mais calmo e atenuado ou (na maioria das vezes) dançante. No fim de tudo, BaianaSystem parece ser o som para se escutar buscando por esperança durante a revolução.
BaianaSystem se apresenta no Lollapalooza Brasil 2024 na sexta, mesmo dia dos headliners Blink-182 e Arcade Fire.