O ano de 2022 foi um dos melhores e piores para o Black Country, New Road. Após colher os frutos do aclamado primeiro disco no ano anterior, havia chegado o momento de um novo (e bastante aguardado) trabalho. Alguns dias antes do lançamento de ‘Ants From Up There’ veio uma pequena bomba no colo dos fãs: o vocalista Isaac Wood estava saindo do hepteto.
Em uma carta escrita em conjunto com o grupo, a explicação era que estar na banda não estava fazendo bem para a sua saúde mental, e a decisão de sua despedida também levou ao cancelamento de uma futura turnê. Com dois discos na carreira e chegando cada vez mais longe, era o momento de pensar no futuro sobre o que o “BC,NR” seria a partir de então.
Indo a caminho da sua terceira ‘era’, o grupo tem bastante respeito pelo passado. Principalmente baseado na decisão de não apresentar músicas que contém o ex-vocalista, em respeito a sua saída. No começo de 2023 veio o primeiro grande passo, uma gravação ao vivo no Bush Hall, em Londres. Em uma apresentação filmada durante dois dias, os vocais agora se dividem entre três membros: Tyler Hyde, May Kershaw e Lewis Evans.
O melhor aviso que um novo ouvinte pode ter é saber que aqui se lida com um grupo grandioso, não apenas em número de membros presentes, mas também com um catalogo de músicas extensas, densas e singulares. ‘The Place Where He Inserted The Blade‘ parece um disco inteiro, pois em seus sete minutos é possível ouvir pinceladas em tantos instrumentos e melodias diferentes que o que poderia soar exagero, acaba se transformando em uma explosão de vários pequenos momentos conectados, que transformam a música em uma catarse do início ao fim.
Em sua mais nova gravação ‘Up Song‘ tem uma das introduções mais viciantes da discografia do BC,NR, que começa a se conectar com os vocais de Tyler Hyde para abrir espaço para um barulho pesado que soa como se uma abertura de sitcom estivesse alucinando. Já ‘Across The Pond Friend‘ parece uma nova mixagem para clássicos do rock dos anos 90, contando com vocais quase depressivos de Lewis Evans, que deixam a música com um toque bastante teatral também.
Além dos lançamentos oficiais, a banda se diverte gravando covers e referenciando outros artistas nominalmente em suas letras. Uma boa dica é justamente ir atrás de suas interpretações para músicas como ‘Happier Than Ever’ e ‘So Hot You’re Hurting My Feelings’.
Após todas as turbulências que parecem terem sido bem resolvidas de forma pacífica, a única certeza do que aguardar para o futuro show em solo brasileiro é uma qualidade ímpar… já que Black Country, New Road provou que é resiliente e sabe se reinventar.
Black Country, New Road toca no sábado, 20 de maio, no Rio de Janeiro, e em São Paulo no dia 21.