Crítica | The Weeknd, “Starboy”

Terceiro álbum de estúdio de Abel Tesfaye completa oito anos em 2024
1.19-22B-F3L5XXNA3JSTNK4FWI4LWQDY6I.0.2-2

Lançado no dia 25 de novembro de 2016, Starboy é o terceiro álbum da carreira de The Weeknd, um dos maiores cantores e compositores da nova geração musical. Starboy é o álbum sucessor de Beauty Behind the Madness, lançado em 2015 e um dos grandes álbuns da carreira de Abel, que naquela época se firmava como um dos maiores nomes da cena pop mundial. 

Muito influenciado pelo som pop eletrônico da dupla francesa Daft Punk, que inclusive, teve participação direta na faixa de abertura que leva o mesmo nome do disco, este álbum pode ser considerado um marco no pop global, principalmente na década passada. Aqui, The Weeknd mostra o porquê é uma referência da música pop, apresentando um trabalho com canções brilhantes e arranjos otimamente elaborados, fora a participação de feats grandiosos, que coroam ainda mais um ótimo disco lançado pelo cantor canadense.

Duas das faixas destaques do álbum são Rockin’ e Secrets que vêm em uma transição fantástica e que remete muito às baladas dançantes dos anos 80. O uso de sintetizadores e batidas presentes nestas duas canções fazem com que elas se tornem mais agradáveis a cada vez que você as ouve. Em seguida temos True Colors, que passa uma vibe mais romântica, também notável em Stargirl Interlude, faixa que contém a participação de Lana Del Rey! Na sequência, a faixa Sidewalks conta com o feat de Kendrick Lamar, um dos grandes nomes do rap estadunidense. Outro feat de peso é a do rapper Future, em All I Know.

Em continuidade, o álbum se alonga em músicas que contém instrumentais excelentes e uma voz muito agradável de Abel Tesfaye. Talvez, a grande “faca de dois gumes” do álbum Starboy seja a quantidade de músicas apresentadas, dezoito. Ao mesmo tempo que é incrível, e pouco comum um artista nos tempos atuais apresentar um álbum com tantas faixas e uma minutagem muito longa, também pode se tornar um pouco arrastado de se ouvir para quem não é tão fã do cantor. 

O álbum se encerra com duas grandes faixas, Die for You e I Feel It Coming, esta segunda, por sua vez, volta com a participação dos gênios da dupla Daft Punk e juntos apresentam a melhor faixa do disco, que foi um sucesso nas estações de rádio de todo o mundo naquela época.

Starboy é um ótimo disco e, definitivamente, um álbum necessário em qualquer coleção moderna. Vencedor do Melhor Álbum Urbano Contemporâneo do Grammy de 2018, este se consolidou como um dos melhores álbuns da década passada e, sem dúvidas, um dos melhores da carreira do próprio artista, que até hoje é lembrado por seu feito no projeto.

85/100

Related Posts

Total
0
Share