DOSSEL lança o remix de “Ijexá de Fevereiro” assinado por Àbáse

Após o disco de estréia de DOSSEL, o ‘Ouvindo Vozes’ (Mondé), lançado em agosto de 2019, a faixa Ijexá de Fevereiro, que tem letra da escritora Carolina Turboli, inaugura uma série de remixes que serão lançados ao longo do ano 2020, e aqui você escuta o primeiro:

 

Foi pelos mares que o ijexá cruzou continentes e chegou em terras brasileiras. O ritmo que também é nome de dança e dá nome a uma região na costa ocidental da África extrapolou o contexto religioso ganhando as ruas através dos cortejos feitos pelos grupos denominados afoxés,  ainda no final do século XIX.  O ritmo caiu no gosto popular,  e ao longo dos anos foi incorporado à produção musical brasileira, tornando-se gênero da música popular no Brasil.

Assista ao clipe de ‘Canoa Nova’

 

Também pelas ondas, só que do rádio, o produtor e músico húngaro Szabolcs Bognar, conheceu a música de DOSSEL, alcunha do compositor Roberto Barrucho. Assinando como ‘Àbáse’ Music, que no yorubá significa colaboração, que é o pilar central de seu trabalho. Além de ter estudado no conservatório de Jazz em Budapeste, o artista fez residências artísticas em Paris, New York, Rio de Janeiro e Salvador, baseado atualmente em Berlin.

Após tal contato pelo rádio, os músicos passaram e se comunicar pela redes e puderam perceber as afinidades musicais, contando inclusive com amigos em comum, o que, naturalmente abriu os caminhos para esta colaboração, partindo da admiração mútua aos caminhos estéticos e linguagem abordadas pelos artistas. O músico e produtor, é também pesquisador e apaixonado pela polirritmia africana, chegando a colaborar com artistas como o trompetista nigeriano Etuk Ubong, e Stevo Atambire de Gana, destaque na  Worldwide FM no programa Global Roots, o artista tem apoio de personalidades com como Gilles Peterson, Nabihah Iqbal e espaços como Soulection e KEXP

 

Por Diego Stedile

Comunicador, publicitário, designer, já tentou ser escritor de livros e não deu certo. Fundou o ESCUTAI pra compartilhar música e hoje é lar de muitas opiniões. Editor-chefe, diretor de arte, playlisteiro e conselheiro nas horas vagas.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14