“Enxame”: os criadores da série explicam o final pertubardor

Caso você tenha assistido Enxame, a nova série da Amazon Prime Video pode estar entre os que ficaram confusos com o episódio final

Alerta de spoiler: este artigo pode conter alguns spoilers importantes de Enxame.

Caso você tenha assistido Enxame (Swarm), a nova série da Amazon Prime Video, nos últimos dias, pode estar entre o seleto (mas não tão pequeno assim) grupo de espectadores que ficaram confusos com o episódio final da série de terror do estúdio. Dos co-criadores e produtores executivos Janine Nabers e Donald Glover, a série de terror é ambientada entre 2016 e 2018 e acompanha Andrea Greene/Dre (Dominique Fishback), uma fã obcecada pela maior estrela pop do mundo que parte em uma inesperada turnê pelo país, sua irmã Marissa (Chloe Bailey) e diversos outros personagens que aparecem ao longo dos episódios — incluindo Billie Eilish.

Depois da morte abrupta de Marissa (Bailey), Dre parte em busca dos haters de Ni’Jah para uma vingança no estilo serial killer que, por sua vez, coleciona vítimas por onde passa, deixando um rastro não só de suas ações como pequenos fragmentos do que essa história pode estar querendo contar. Em cinco episódios caóticos e bastante surrealistas, Enxame reserva suas reais intenções nos dois episódios finais.

Semelhanças de Enxame com pessoas reais

Assim que a série estreou, uma onda de artigos, postagens, tweets e TikToks tomaram conta da internet tornando a comparação de Ni’Jah, super estrela da série, com Beyoncé inevitável. Nada disso é confirmado por membros ligados à produção, mas os fãs não deixam baixo. Diversas cenas como imagens que aparecem na TV em canais de notícia, a famosa cena do elevador protagonizada por Beyoncé, Solange e Jay-Z, os formatos de anúncios e clipes de Nin’Jah, turnês, festivais e muitas outras coisas se assemelham em diversos graus com a artista.

Entendendo o episódio 7 de Enxame: “Só Deus Faz Finais Felizes”

Em “Só Deus Faz Finais Felizes” Dre muda seu nome para Tony e vive uma nova vida. Nesse meio tempo, conhece Rashida (Kiersey Clemons) na saída de uma balada e os dois acabam se relacionando. Até aí tudo bem, até que Rashida se recusa a ir em um show de Ni’Jah com Tony/Dre afirmando odiar a superestrela (informação que ela mesma já havia dito no momento que os dois se conheceram). Tony então acaba matando Rashida enquanto diz “eu te amo” repetidamente. 

Tony vai ao show de Ni’Jah e se dá conta de que os ingressos estavam com Rashida, e é impedido de entrar. Ele então resolve comprar ingressos com um cambista e, durante a transação, acaba assassinando o homem também.

Já no show, Tony fica deslumbrado com Ni’Jah e resolve, pelo visto inconscientemente, atravessar a barricada e ir de encontro com a estrela em cima do palco, sendo imediatamente pego pelos seguranças. Ni’Jah solicita que o deixem livre e diz para Tony cantar para a plateia. Tudo em tom de surrealismo.

Nos minutos finais do episódio, Tony começa a enxergar o rosto de Marissa, sua falecida irmã, no rosto de Ni’Jah. A artista leva Tony até seu carro e seguem caminho, enquanto Tony se debruça em Ni’Jah, ainda com o rosto de Marissa (Chloe), em busca de conforto após uma sucessão de fatores que acompanhamos até aqui.

O final de “Exame” de acordo com a co-criadora da série

O final de “Enxame” deixou todos nós com uma série de perguntas sobre o destino de Dre, incluindo a questão: “as cenas finais foram ou não uma alucinação?” Janine Nabers, co-criadora da série, explicou o que essas cenas finais significam e a razão pela qual o show foi deixado em uma nota ambígua.

Em entrevista para o site Vulture, Janine Nabers explicou que o final foi mais do que intencional. “Quando Donald [Gloover] me apresentou a ideia, o final foi algo que ele viu visualmente em sua cabeça – ela entrando no carro com essa mulher e indo embora – e sabíamos que teríamos o rosto de Chloë [Bailey] nela”.

“Acho que esse final é muito agridoce, mas também muito preocupante porque sabemos qual é esse momento da história: em 2018, [quando] uma pessoa sobe no palco e é abordada. Não sabemos onde essa pessoa está hoje”, ela continuou, se referindo ao fatídico dia em que um homem da plateia subiu ao palco de Beyoncé em um de seus shows.

“Você olha para todas as coisas que ela fez para chegar onde está e é um momento devastador porque você não conhece a realidade disso. Você não sabe onde ela realmente está no tempo e no espaço. Queríamos dar aquele final muito ambíguo, onde as pessoas podem colocar seu próprio processo de pensamento, se quiserem”, explicou.

Já ao Los Angeles Times, Nabers falou sobre o por quê do rosto de Marissa foi transposto no de Ni’Jah: “Porque elas são uma e a mesma [pessoa]. Essas duas mulheres foram o catalisador de sua história. Começa com Chloë [Bailey] e termina com Ni’Jah.”

O final, por mais ambíguo que seja, pode ser tratado como uma manifestação quase literal do luto. Em entrevista ao TV Line, Janine Nabers falou sobre essa leitura do final de Enxame e que não está totalmente equivocada. “No final das contas, trata-se de uma mulher passando pelo luto à sua maneira. das coisas com as quais ela tem lidado, especialmente do piloto, que a colocou nesta jornada para começar”, afirmou.Infelizmente, para os que ainda continuam curiosos com o fim de Enxame, podemos nunca entender completamente seu real significado já que a série é confirmada como uma série limitada — ou seja, não haverá uma segunda temporada.

Matéria escrita originalmente para o Minha Série por Beatriz Vaccari.

Total
0
Share