fbpx

excuse me, i love you | Uma carta de amor para os fãs de Ariana Grande

Com cenas de backstage e momentos fofos, Ariana Grande finalmente presenteia os fãs com o aguardado registro da sweetener tour de 2019

Obter um registro oficial à altura do que foram as eras ‘sweetener’ e ‘thank you, next’ parecia até então algo fora de cogitação. Dentre muitas especulações, desejos de fãs e muita, mas muita cobrança, finalmente conseguimos o documentário/show da turnê, a ‘sweetener world tour’.

Entitulado ‘excuse me, i love you’, o show tem ligação direta com o álbum live liberado no início de 2020, ‘k bye for now’, que hoje soa como um teaser do que estaria por vir para os fãs e acompanha Ariana Grande e sua equipe durante os shows da turnê ‘sweetener’, iniciada pouco mais de 2 anos após o atentado em Manchester, em um de seus shows, do qual infelizmente 20 pessoas perderam a vida. Explorando o nervosismo que é iniciar uma turnê dessa magnitude, o primeiro momento mostra toda a preparação da equipe e animação em estar entrando nessa aventura com “tantas pessoas incríveis“, como disse o coreografo de Ariana, Brian Nicholson.

Ariana Grande tomou conta do palco nos shows que sucederam a turnê, nos mostrando em detalhes como foi toda a montagem do espetáculo, traçando sua jornada entre a estrada com a banda, seus ensaios para os shows e pequenos vídeos de comentários pessoais. O registro se inicia de forma espetacular com a versão live de ‘raindrops’ enquanto Grande desfila nos corredores de backstage, seguido pela performance de ‘God is a woman’, elegida uma de suas melhores músicas pela Forbes. Seguindo o repertório dos dois álbuns, Ariana comanda um show animado e com a sua cara, do jeito que ela quer que seja.

Desde o início dos shows, o palco da turnê virou motivo de meme pela internet inteira por se parecer com um ‘vaso sanitário’, mas precisamos admitir, as animações que acompanham as músicas são incríveis. Com um palco que contorna 360 graus o público, é de se admirar o projeto artístico que ali está sendo posto em prática. Todo o conceito da turnê é bem abstrato, somos apresentados à formas fluídas, geométricas, cores neon e até trechos de filmes icônicos que discursam diretamente com o conteúdo musical a ser apresentado logo em seguida.

Algumas partes mais emocionais e legais de ter contato foram as de sua mãe, Joan, na parada em Los Angeles quando ela encontra uma fã que estava chorando por ter seu acento em um nível alto do estádio. Rapidamente, Joan se prontificou a mudar o lugar dela e ajudar na situação. Essa foi apenas uma das vezes que fãs foram auxiliados dessa maneira naquele dia, o que foi bem gostoso de ver.

Entre muitas performances de hits já conhecidos por boa parte do público e momentos de descontração – como conversas com Scooter Braun, a gravação do vídeo especial para a Mariah Carey (no celular!) e o momento do ‘impeachment’ de Donald Trump -, Ariana Grande se destaca pelos incríveis vocais enquanto coreografa e brinca com o público, mostrando que realmente está aproveitando o que está fazendo. Ao anunciar o lançamento do documentário, Ariana Grande revelou que o registro é quase uma ‘carta de amor a todos os fãs’ e é exatamente isso que todo o projeto transparece, um grande abraço apertado para todos que a acompanham e nunca tiveram a oportunidade de comparecer a um show ou vivenciar a experiência que é assistir seu artista favorito performar ao vivo.

“estou lançando isso como uma carta de amor para todos vocês, em celebração a tudo o que compartilhamos ao longo dos últimos anos. eu sei que este projeto captura apenas parte de uma turnê (de todas as outras centenas de shows e momentos que compartilhamos nos últimos seis ou sete anos…), mas eu só queria agradecer a todos vocês por me mostrarem mais nesta vida já do que eu sempre sonhei. fazer música e fazer tudo isso é tudo que eu conheço ou a que me dediquei de forma consistente por um longo tempo. embora meu coração esteja ansioso por uma mudança de ritmo, gostaria de expressar novamente o quão eternamente grata sou. eu aprendi, vi e senti muito. tem sido uma honra compartilhar tanto desta vida com vocês.”

Ariana Grande via instagram

No último show da turnê Ariana agradece a todos pela experiência que foram todos esses momentos: “Eu tamo muito vocês e estou muito grata. Sei que foi muito e sei que tem sido difícil fisicamente e mentalmente, mas esse show, com certeza, com certeza, com certeza salvou minha vida esse ano.”

Esses projetos de acompanhamento de artistas como documentários, backstages e até essa mistura de show e um pouco de ambos, servem para nos mostrar que todo mundo é um ser humano, até aqueles que idolatramos. Ariana Grande sempre foi muito reservada (ou pelo menos tem se tornado cada vez mais a cada ano que se passa), e poder ter de perto um registro tão íntimo sobre a artista definitivamente é um presente para quem a acompanha, ainda mais em tempos dominados por plataformas de streaming como a Netflix que possibilitam esse contato único entre os dois mundos.

De forma pessoal e performática, o retrato que se atesta é bem objetivo, Ariana Grande é sem dúvida uma das maiores figuras de sua geração, tanto em vocal como presença e performance, entregando coisas que muitas artistas ainda não conseguem criar, fazendo com que isso a destaque cada vez mais no cenário.

Assista ‘excuse me, i love you’ da Ariana Grande na Netflix.

Nota do autor: 75/100

Total
0
Share