Festival Latinidades 2023 acontece em São Paulo nos dias 21, 22 e 23

Natura Musical e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresentam Festival Latinidades 2023 na semana do Dia da Mulher Negra

São Paulo é a terceira capital a receber a 16ª edição do festival Latinidadesentre os dias 21 e 23 de julho, no Centro Cultural de São Paulo. Com patrocínio de Natura Musical e co-realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Instituto Afrolatinas, o evento é responsável por ampliar a visibilidade do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha no Brasil e chega a cidade paulista mais uma vez em parceria com a Feira Preta e celebrando os 50 anos da cultura hip hop no Museu das Favelas. O festival já passou por Brasília, entre os dias 06 e 09, Rio de Janeiro, no dia 15, e encerra em Salvador, nos dias 29 e 30 de julho.

Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina, envolvendo anualmente todas as regiões brasileiras, com crescente participação internacional (mais de 20 países), o Latinidades é uma iniciativa continuada de promoção de equidade de raça gênero e plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.

Idealizado por Jaqueline Fernandes, o Latinidades é um festival multilinguagens que busca desenvolver diálogos com o poder público e com organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos. É um espaço para convergir iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas ao enfrentamento do racismo, sexismo e promoção da igualdade racial.

Tendo a arte e cultura como ferramenta de ações para promover a igualdade de raça e gênero, o Festival Latinidades aposta na programação cultural em sua edição paulistana. A programação se inicia com uma homenagem à Helena Theodoro, conduzida pela Escola de Samba da Mocidade Unida da Mooca, no Centro Cultural de São Paulo, e segue com painéis, roda de conversa, workshop e espaço Bem Viver. Abrindo espaço para o empreendedorismo, o Latinidades terá uma área reservada para a Feira Preta, com conteúdos, produtos e serviços de empreendedores pretos.

Outro grande destaque é a programação musical, que trará nomes como Tasha e Tracie, Danny Bond, MC Soffia, Vox Sambou, Veeby, Ellen Oléria e Zezé Motta. O Latinidades ainda estará junto ao Fórum Estadual da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop, no Museu das Favelas, para celebrar os 50 anos da cultura Hip Hop.

“Neste Julho das Pretas, damos palco ao protagonismo de mulheres negras em todas as vertentes e categorias. Essa data merece ser comemorada, para lembrar a nossa referência, Tereza de Benguela, do tamanho da capacidade e competência que as mulheres negras têm em executar qualquer função”, afirma a secretária Aline Torres.

O Festival Latinidades foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2023, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

Além do patrocínio Natura Musical, a edição 2023 tem apoio do Centro Cultural São Paulo, Museu das Favelas, Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford e Agência Lema.

Programação completa:

  • Graffiti à várias mãos – Mulheres do Hip Hop / Painel com coordenação de Rizka.
  • Batalha de MCs – DoMINAção
  • DJ Discolada
  • Feira de Artes l Empreendedores
  • Caravana Lúdica (Jogos)
  • Batalha de B.Girls – Coordenação Miwa
  • DJ Bia Sankofa
  • Biblioteca do Museu das Favelas:
  • Aquilombando no Espaço Kids com Lavínia Oliveira
  • Femenagens à personalidades e Coletivos do Hip Hop com entrega de placas
  • Palestra: Festival Latinidades, com Jaqueline Fernandes
  • Roda de Conversa: “Onde meus pés me levaram”, com Dani Kriola e Lunna Rabetti
  • Lançamento literário: “Cuban Underground Hip Hop” com Tanya Saunders
  • Lançamento literário: “Fúria Poética” com Luciene Amor
  • Pocket Shows de encerramento com Bianca Hoffmann, Rose MC e Katu Mirim
Total
0
Share