Filipe Catto lança “Belezas são Coisas Acesas por Dentro” em vinil

Publicado pela Bolachão Discos, edição especial do LP entrará em pré-venda no dia 1º de maio

O álbum “Belezas são Coisas Acesas por Dentro”, da cantora Filipe Catto, terá edição especial e limitada em vinil. Com LP roxo translúcido de 180 gramas e encarte exclusivo com projeto gráfico assinado pela própria artista, o lançamento é uma parceria com o selo Bolachão Discos. A pré-venda online começa no dia 1º de maio, quarta-feira, a partir do meio-dia.

Lançado no ano passado, no dia dos aniversários de Catto e Gal Costa (26/09), “Belezas” presta homenagem ao legado transgressor da cantora baiana sem cair em imitações. As 10 faixas do repertório de Gal presentes no disco ganham nova personalidade na voz de Catto, que reinterpreta e moderniza as composições de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Mautner, entre outros grandes nomes, para narrar suas experiências como pessoa trans não binária.

A produção musical é assinada por Catto e Fábio Pinczowski. O músico, que também é responsável pelas guitarras e pela direção musical do projeto, forma junto de Gabriel Mayall (baixo) e Michelle Abu (bateria) o power trio que acompanha a artista nos palcos. O disco foi gravado ao vivo em estúdio, buscando estender a experiência do show para a mídia física.

O “potente indie rock” do disco, como definiu o crítico musical Mauro Ferreira, é inspirado por bandas dos anos 1970 e pela cultura transgressora que pairava no mundo naquela época. As referências se estendem aos visuais do projeto, que traz na capa um retrato em preto e branco de Catto sobre um fundo amarelo intenso. Já no verso, um close no quadril da cantora faz homenagem à capa do disco “Índia” (1973), lançado por Gal e censurado pela ditadura militar.

Juliana Robin (crédito/reprodução)

Este é o primeiro trabalho de Catto lançado em vinil. “Estamos felizes por participar desse momento de celebração na carreira de Catto e da obra de Gal, as duas maiores vozes de suas gerações. Publicar o trabalho dessas artistas também é nossa forma de reforçar a valorização da produção de pessoas LGBTQIAP+ na música brasileira, grandes responsáveis por moldar a identidade cultural do país”, diz Leandro Pexe, curador da Bolachão Discos, que nos últimos anos lançou discos de artistas como Adriana Calcanhotto, Bemti, Johnny Hooker, Thiago Pethit, Silva e Zélia Duncan.

A edição limitada de “Belezas São Coisas Acesas Por Dentro” em vinil virá acompanhada de um encarte exclusivo com oito páginas de fotos digitais e analógicas de Juliana Robin e Gustavo Koch.

O disco estará disponível em pré-venda a partir de 1º de maio, ao meio-dia, no site da Bolachão Discos.

Total
0
Share