“Temos umas coisas para mostrar para vocês”. Foi desta forma, em suas redes, que a Fresno fez a primeira menção do que será a mixtape INVentário. E é nessa mesma pegada enigmática que as faixas chegarão aos aplicativos de streaming. Só nesta semana, Lucas Silveira (vocal e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra) e Thiago Guerra (bateria) disponibilizaram: “INV001: 12 WORDS 30000 STONES”, “INV002: O SONHO É A SENHA” e “INV003: SAFC REMIX (feat. TWIN PUMPKIN – INSIDE A FAST CAR)“. Tal movimento é explicado pela banda como “a hora de abrir e vasculhar o nosso INVentário”.
A ideia é explorar diferentes sonoridades e formatos, seja numa faixa inédita engavetada, em um remix ou um feat. “INV001: 12 WORDS 30000 STONES” foi a primeira a chegar ao conhecimento do público, no dia 30 de agosto. Parceria com Arthur Mutanen, vocalista do grupo Bullet Bane, e com os produtores Chediak e Adieu, a música mescla versos em português e inglês e traz um interlúdio eletrônico que transporta a sonoridade para um hyperpop experimental. A ideia é refletir sobre “a falha que nós temos em transferir o que somos e sentimos para o digital”, como explica Lucas Silveira.
Já o segundo single revelado, “INV002: O SONHO É A SENHA”, lançado no dia 1 de setembro, havia sido apresentado parcialmente. Ele é o terceiro ato de uma canção que foi repartida: “Essa música tinha nascido com 10 minutos. Acabou que apenas a primeira parte dela entrou para o nosso último disco, como o single “Natureza Caos”. O segundo trecho instrumental usamos na abertura da turnê Natureza Caos Live, em 2018, e essa terceira parte ficou no HD. Não poderíamos não lançá-la”, conta o vocalista. Para a banda, as participações de Keops e de Raony, do Medulla, e do duo 2Strange “eram bonitas demais para serem privadas”. O destino dela? INVentário.
“INV003: SAFC REMIX (feat. TWIN PUMPKIN – INSIDE A FAST CAR)” encerra a primeira semana de lançamentos da mixtape. Feito por Twin Pumpkin, “um dos produtores mais avançados e criativos da atualidade e que tem um trabalho solo incrível”, segundo Silveira, o single garantiu o seu espaço no projeto pela maneira como a canção se encerra abruptamente, criando uma analogia com a necessidade de interromper a turnê do último disco (por conta da pandemia).
Mais do que fazer uma descrição detalhada dos próprios bens, como define o dicionário, INVentário abre a possibilidade para a Fresno fazer experimentações sonoras, além de revirar processos criativos que a trouxe até aqui – tornando materiais preciosos acessíveis aos fãs. O percurso até a mixtape ficar completa é longo e o próximo lançamento é logo ali.