“Humana” de Fafá de Belém ganha edição em disco de vinil

O álbum será lançado pela Bolachão Discos com tiragem limitada no dia 26 de março

Lançado em 2019 e eleito um dos 25 melhores discos daquele ano pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), o álbum “Humana”, de Fafá de Belém, ganhará edição limitada em vinil pela Bolachão Discos. Serão 300 cópias em LP transparente 180g, disponíveis a partir de 26 de março.

Com 10 faixas, “Humana” tem direção musical de Arthur Nogueira e marca uma aproximação de Fafá com compositoras da nova cena indie brasileira, como as cantoras Ava Rocha e Letrux, e traz ainda letras de Jards Macalé, Lulu Santos e Waly Salomão, entre outros nomes.

O disco reúne cinco canções inéditas e outras cinco regravações. Entre as versões, estão músicas como “Revelação” (1978), “Dona de Castelo” e “Toda Forma de Amor” (1988), além de uma faixa pouco conhecida escrita por Joyce Moreno e Paulo César Pinheiro, “Eu Sou Aquela” (2012).

A edição em vinil foi remasterizada por Ezio Filho. Originalmente, o disco foi gravado em São Paulo e mixado e masterizado em Belém, terra natal de Fafá, sendo lançado pelo selo Joia Moderna, do DJ Zé Pedro. Participaram da criação dos arranjos Allen Alencar (guitarra), João Paulo Deogracias (baixo elétrico e synth), Richard Ribeiro (bateria e percussão) e Zé Manoel (pianos acústico e elétrico).

“Humana” é o 24ª álbum da carreira de Fafá de Belém e foi lançado em um período de interiorização, quando ela tentava se reencontrar na música. “O projeto nasceu porque um grupo de pessoas me trouxe de volta aos estúdios. Eu não gosto de estúdio, acho chato”, revelou a cantora em uma carta publicada na época do lançamento.

“Quando eu comecei, há mais de quarenta anos, o mercado fonográfico oferecia mais possibilidades. Com o passar dos anos, ele se estreitou demais. Chegou uma hora em que eu tinha uma agenda de shows tão interessante que não via graça em entrar em estúdio para produzir novos trabalhos”, disse Fafá. “Tudo o que a indústria me propunha era requentado e, comigo, requentado nem café!”.

“Foi emocionante perceber que ainda havia espaço no mainstream para uma cantora como eu, com quarenta anos de carreira e um jeito próprio, que não se submete e procura sempre se traduzir conforme o que está vivendo”, desabafou a artista. 

Neste ano, Fafá de Belém celebra 49 anos de carreira e atualmente circula com o show “Novelas”, em que canta músicas que foram temas românticos na televisão e outros de seus sucessos. A edição limitada do de “Humana” em vinil entra em pré-venda a partir do dia 26 de março, ao meio-dia, no site da Bolachão Discos.

Total
0
Share