Aos 14 anos, Jake Huffman começou sua jornada musical viajando pela costa leste dos EUA com sua banda de rock McLovins. Compartilhando o palco com artistas como Blink-182, Foster the People, BB King e The Flaming Lips, a banda se tornou uma presença constante na cena musical de rock. Em 2010, a revista Rolling Stone descreveu a McLovins como tendo “a habilidade de dominar a fúria musical de Trey Anastasio, Les Claypool e Stewart Copeland antes de poder dirigir legalmente.”
Enquanto isso, na televisão, Jake deixou sua marca como compositor e letrista para o Sesame Street, escrevendo dezenas de músicas para artistas como Ed Sheeran e Leon Bridges. Em 2019, ele sentiu a necessidade de evoluir seu som ainda mais e contou com a ajuda do produtor mágico Andy Seltzer (Maggie Rogers, Chelsea Cutler).
O resultado de três dias em Los Angeles com Andy marcou a estreia do projeto solo de Jake, que foi lançado pela NPR’s World Cafe em outubro de 2019. Durante a pandemia, ele passou tempo no estúdio escrevendo novas músicas, aprimorando seu novo som e desenvolvendo sua habilidade como produtor. Ele lançou alguns singles, começou uma série no Youtube chamada “Jake Huffman’s Sunday Mixdown” e se tornou um produtor musical certificado pela Berklee College of Music.
Agora, Jake Huffman lançou-se como artista solo e sua nova música “Martyr” é um indie pop rock, que funciona desde a primeira audição. O multi-instrumentista americano não deixa nada ao acaso, pois ele produziu completamente essa música sozinho, sendo uma obra perfeita para qualquer playlist alternativa e indie, na linha das melhores bandas dos anos 2000. Um trabalho que já chamou a atenção da Rolling Stone e NPR em particular.
Jake viveu uma vida inteira como artista antes dos 30 anos. Ele criou um som que extrai profundamente de suas raízes de rock e alcança o que só pode ser descrito como o som dos anos 20. No palco, Jake vai dos tambores para os teclados e guitarra, ao mesmo tempo em que se comunica com o público com letras profundamente pessoais e vocais pedregosos.