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Jão domina os festivais nacionais e se consolida um dos maiores nomes do pop atual

Com shows especiais que se tornam verdadeiras experiências, cada festival traz um novo Jão e uma multidão apaixonada.

Quem ainda se recusa a aceitar ou reconhecer o poder de Jão se engana profundamente. Desde a retomada dos shows no pós-pandemia, o artista apresentou duas turnês grandiosas — em termos de estrutura, produção e audiência. No meio desses shows, grandes festivais aconteceram e pareceram perceber essa potência, adicionando o cantor aos line-ups do país (e até no mundo, como o Rock In Rio Lisboa).

Com muitos desses festivais sendo transmitidos para o Brasil e com público de multidões, o cantor pareceu ver na oportunidade uma chance de expandir e enriquecer seu trabalho, indo além do básico e saindo da caixinha do esperado para surpreender e chamar atenção para algo que parece ser um foco no trabalho do artista: os shows.

Se a maioria dos artistas utiliza versões menores/adaptadas (e geralmente bem mais carentes de elementos da estrutura original) de seus palcos e turnês, Jão foi no caminho oposto, propondo novos shows exclusivos para cada espetáculo, percebendo nos diferentes palcos e formatos uma oportunidade para ousar na criatividade e entregar experiências diferentes em cada apresentação.

Se durante o Lollapalooza 2022 o cantor se apresentava normalmente com a turnê Pirata e um navio no palco, para o festival ele adaptou o conceito e colocou um polvo inflável gigante na apresentação, expandindo o lúdico do álbum e impressionando na novidade. A surpresa agradou e o show foi escolhido pelo público do G1 como o melhor show da edição.

De lá pra cá, grandes festivais como o Rock In Rio 2022, The Town 2023 e Rock In Rio Lisboa (2024) e a última edição do festival no país, em Setembro, receberam novas estruturas e espetáculos pensados especialmente para cada evento. Ainda na Turnê Pirata em 2022, o esqueleto gigante de um tubarão no palco. Depois, nos shows de 2023 e 2024, o cantor já apresentava a estética de “Super”, brincando usando um dragão que recebia projeções especiais para o The Town, uma versão de uma rádio setentista para o Rock in Rio Lisboa e uma superprodução rosa e vintage de um programa de auditório, que colocou cerca de 100 fãs no palco do Rock in Rio, em setembro.

A cada elogiada apresentação, o cantor utiliza da multidão — de fãs e curiosos — para impressionar com as novidades. Se mostrando como um artista que valoriza uma equipe de criativos e não poupa esforços para que seus shows se tornem verdadeiras experiências, Jão colhe os frutos com uma legião de pessoas que esgotam suas apresentações e esperam, ávidas, por cada vez que o artista sobe no palco.

Os ingressos sob seu nome já são sinônimo de algo que o país parecia carente: apresentações especiais, bem pensadas e produzidas e com visuais de encher os olhos, trazendo para o público a sensação de que o valor cobrado no ingresso foi bem pago, e que estão vivendo, quase sempre, a experiência de um show único na história do artista.

Por isso, não é chocante ver que o cantor aparece como uma grande atração no line-up de festivais gigantes cada vez mais, quando vemos surgir também a antecipação pelo novo e grandioso show. O próximo grande passo, veremos no palco do Lollapalooza 2025, onde o cantor se apresenta no dia 28/03, mesmo dia de Tate McRae, The Marias e Olivia Rodrigo — e já sabemos que mais uma multidão e elogios virão com o espetáculo.

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