Se no último ano o álbum “Red Moon in Venus” nasceu e solidificou sucessos e terrenos importantes para a artista, “Orquídeas” o novo álbum, também já mostra sua força e substância como peça fundamental na consolidação da carreira da colombiana-estadunidense.
Sempre honrando as raízes, seus álbuns são repletos de canções que flertam entre o espanhol e o inglês: regados por vocais que são ora angelicais, ora dramáticos, mas sempre sensuais, o R&B se soma à mistura de ritmos e ingredientes que fazem da artista uma figura única no cenário da música atual.
Para trazer dimensão a essa equação de sucesso, os números confirmam: com mais de 8 milhões de novos seguidores e mais de 6 bilhões de streams apenas no último ano, Kali ainda conquistou o primeiro lugar na parada Latina da Billboard e duas indicações de “Best New Track” (Melhor Música Nova) pela crítica especializada.
Os dois primeiros singles do álbum “Red Moon In Venus”, lançado no ano passado, somam 975 milhões de plays nos streamings e um hit quase instantâneo no TikTok, com mais de 1,5 milhões de criações com a faixa, e mais de 7,2 bilhões de visualizações nos conteúdos postados. “Moonlight”, o segundo single, passou 42 semanas entre os “Today’s Top Hit”, saindo da parada recentemente e já dando lugar a “Igual Que Un Ángel”, já de seu novo disco.
Para além do sucesso no mundo digital, Kali Uchis ainda se apresentou com uma turnê esgotada na América do Norte e viu pela primeira vez a inclusão de shows em estádios na agenda. E não para por aí: o rastro de latinidade e sensualidade ainda se fizeram presentes em um dos shows mais memoráveis no palco principal do Coachella, nos Estados Unidos, e no Lollapalooza Brasil!
E se engana quem acha que o sucesso é apenas no trabalho: junto com o lançamento de “Orquídeas”, outra grande notícia: Kali está grávida de seu primeiro filho com seu parceiro de longa data, Don Toliver. Só a revelação da novidade deve mais de 1,3 milhões de visualizações, além de um #1 nos Trending Topics do Twitter.
Tantos números e conquistas deixam claro o impacto da cantora para a indústria musical e principalmente para a cultura latino-americana, que se faz presente sem concessões artistas (ou linguísticas) para pertencer ou seduzir: Kali faz de sua voz e suas melodias seu principal instrumento de convencimento, mantendo sua estética, identidade e cultura como plano central de seu trabalho que não precisa ceder ou murchar: o jardim florido do sucesso de Kali só parece prosperar.