Falar sobre o MTV Miaw 2022, especialmente este ano, é uma tarefa desafiadora, isso porque o escutai pôde acompanhar de perto o espetáculo que rolou na terça-feira (26) no Vibra São Paulo e apesar das boas surpresas com a organização e estrutura do evento, foi impossível não chegar em casa e se deparar com a chuva de críticas feita por internautas e artistas, inclusive que tinham sido indicados aos prêmios.
A lista é extensa: Boo Unzueta e Tatá Estaniecki, Ramona Borba, Rizia Cerqueira, Gabriel do Borel, Stefan Costa, Marcela McGowan e a namorada Luiza Martins e por aí vai. Em todos esses casos, apesar de indicados, os artistas não foram convidados para a premiação e demonstraram sua indignação nas redes sociais. Além deles, tivemos os casos de Mc Soffia e Vitor Fernando que mesmo sendo convidados, reclamaram da organização e da forma como foram tratados no evento.
Alguns artistas de peso também não perderam a oportunidade de dar aquela alfinetada no MTV Miaw, como o Kevinho, que também não foi convidado, desabafou em seu Instagram: “Artistas do nosso Brasil, não percam tempo indo nesse premiozinho [MTV Miaw] armado que passou ontem. Fui uma vez só e já saquei a deles pra nunca mais ir. Tô fora.”, escreveu.
A MTV Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas de qualquer forma é impossível não citar essas polêmicas que escancaram um despreparo da premiação e repercutiram uma imagem extremamente negativa de um programa que ainda sequer foi ao ar. Nas redes, muitos internautas atrelaram o descaso com racismo, por grande parte dos esquecidos serem artistas negros. Fica o alerta para a MTV para que ninguém fique de fora das próximas edições.
Mas nem só de closes errados vive o MTV Miaw, a estrutura do espetáculo e as escolhas das performances e apresentadores demonstram toda a criatividade e personalidade que caracterizam o trabalho da rede.
Com um visual bastante colorido, que beira o psicodélico, a premiação criou um cenário que além de dialogar com o público jovem, serviu perfeitamente de paisagem para as performances e esquetes da noite. Acredito também que houve sabedoria na escolha das pessoas que conduziram o espetáculo por unir tradição e novidade.
No palco do MTV Miaw, pudemos ver nomes consagrados como: Eliana, Camila Pitanga, Supla e Pathy de Jesus ao mesmo tempo que nomes emergentes da cena como João Guilherme, Pequena Lo, Clara Garcia e Pepita, trazendo as caras da nova geração sem deixar de referenciar a potência de outros grandes comunicadores. Sinônimo dessa mistura, a performance de Jão com Skank foi uma surpresa positiva, que apesar de inusitada levantou o público do MTV Miaw ao som dos hinos da banda e do artista.
Essa faceta diversa marca a premiação de uma forma geral e nessa hora há de se tirar o chapéu para a MTV que carregou a diversidade não só como um discurso vazio, mas fez isso acontecer de fato, pelo menos nos palcos do MTV Miaw. Com categorias que exaltavam artistas negros e LGBTQIA+, como Orgulho do Vale e Black Star Rising por BET, e falas pró-respeito e inclusão por parte do time de apresentadores, o programa consegue levar ao pé da letra o que se espera de veículos que levantam a bandeira das minorias.
Nessa hora, vale destacar, não só por seu valor político, mas também artístico, a homenagem prestada à Elza Soares por Caio Prado, Renegado, Any Gabriely, Camila Pitanga e Larissa Luz. Precedida de um monólogo emocionante de Camila Pitanga, a performance incendiou o auditório com a potência vocal e presença de palco do quinteto que performou as canções Comigo, A Carne e Mulher do Fim do Mundo. Homenagear Elza também é uma forma de homenagear não só a tradição da música brasileira como também toda uma geração de mulheres negras.
As demais performances da noite também foram muito bem idealizadas, a junção de Xamã com o cantor sul-africano Zakes Bantwini conseguiu fundir dois ritmos bem diferentes e sem falar da apresentação impecável de Ludmila e Luísa Sonza, que esbanjou toda química, já demonstrada no sucesso “Café da Manhã” e no mais novo Numanice, no palco do MTV Miaw. As artistas encerraram o prêmio com apresentações dignas das maiores cantoras pops do Brasil. Ocupando todo o palco do MTV Miaw com suas presenças de palco e balé impecáveis, a performance das cantoras foi com certeza o ponto alto da noite.
Destaque especial para a primeira performance ao vivo de “Cachorrinhas” que com toda sua força demonstra bem o porque da música ter conquistado disco de ouro em apenas nove dias.
Nesse compilado de elogios, podemos perceber que as premiações acabaram ficando de lado. Nesse ponto, a MTV falhou muito ao colocar os principais prêmios para serem entregues na transmissão ao vivo na Pluto TV do Pink Carpet que aconteceu na terça (26) às 19h e foi comandada por Ingrid Ohara, Gabb e Spartakus. Apesar do carisma do trio, a baixa experiência fez com que grandes premiações, como Álbum do Ano e Melhor Clipe, passassem despercebidas e fossem anunciadas de formas que despertaram a vergonha alheia do público.
Além disso, a escolha tirou do palco do MTV Miaw a possibilidade de grandes encontros, discursos e momentos que mereciam o show principal. Dentre os principais erros, cito aqui a escolha por premiar no Pink Carpet, Manu Gavassi por Fandom Real Oficial, Pet Influencer e Clipão da P#rr@ (que poderiam inclusive ser entregues juntos caso fosse uma questão com o tempo) e Álbum do Ano vencido pelo Jão com Pirata. Por fim, essa disposição confundiu os espectadores e frustrou os fãs que votaram para verem seus artistas brilharem no palco da premiação.
Afinal, os “gatinhos” poderiam muito bem ter sido entregues pelas mãos de Camila Queiroz e Xamã, que por sinal, entregaram tudo no palco do MTV Miaw. Se em um primeiro momento a escolha não apetece muito, especialmente por conhecermos Camila como uma menina mais tímida e serena, sem toda a personalidade que se espera de uma apresentadora deste tipo de premiação, em um segundo momento, nos surpreendemos com a forma como a atriz estava solta no palco e soube contornar bem essa imagem que a permeia com um toque de humor e espontaneidade, com direito a uma performance incrível de “Envolver” com um convidado da plateia que rendeu até reveal da artista.
Xamã também trouxe toda sua personalidade despojada pro palco e formou uma dupla inusitada e cheia de química com Queiroz. Destaque também para o momento em que o apresentador rimou ao vivo ao som da performance de bateria da atriz, um momento descontraído que simulando um improviso cativou a plateia do Vibra São Paulo.
Outro acontecimento que não pode passar batido é o beijão entre Bianca Andrade e Gkay, seja por bem ou por mal, a espécie de “esquete” sobre a farofa da Gkay deu o que falar com o público. Particularmente, acho uma ótima ideia do MTV Miaw tanto brincar com o tema da Farofa, que já virou domínio da indústria do entretenimento, quanto trazer duas personalidades tão em alta, uma marcada por sua fama de pegadora, para fazer essa brincadeira.
Apesar dos hates que acusam as duas de “biscoiteras”, o vídeo circula em todas as redes e gera ainda mais buzz tanto para as artistas (que vale citar, acabaram de fazer lançamentos importantíssimos de suas marcas), quanto para o prêmio.
É difícil dar um veredito final sobre o MTV Miaw 2022, especialmente pela premiação ainda não ter ido ao ar, sendo assim muitos dos problemas podem ser contornados pela edição, e por ter vivido a experiência de perto, o que me torna tendenciosa a exaltar o espetáculo.
O que posso dizer é que, eu sentaria na frente da tv nessa quinta a noite para assistir ao MTV Miaw e acho que quem se dispuser a fazer isso se deliciará com um show que acerta em muitos pontos, ainda que não tenha atingido toda sua potência, seja nos bastidores ou mesmo nas suas escolhas narrativas.